AnatomiaBotânicaCitologiaFisiologiaHistologia

Anatomia vegetal

Anatomia vegetal: Ramo da botânica dedicado ao estudo das estruturas vegetais. Ou seja, ao estudo da organização de células, tecidos e órgãos nos vegetais.

Anatomia vegetal

Plantas medicinais
Plantas medicinais

A unidade básica dos seres vivos é a célula e a dos vegetais é diferenciada dos animais. Tais células encontram-se agrupadas por uma substância cimentante, e interligadas por canais que transportam água e alimento de uma célula para outra.

Alguns grupos de células são diferentes dos outros, seja na aparência ou na função.

Parts of a Plant for kids || Parts of a Plant on Make a GIF

Tecidos – Anatomia vegetal
cloroplasto
Esboço de um cloroplasto.

Os tecidos podem corresponder a um conjunto de células semelhantes (tecidos simples) ou a células diferentes que, juntas, possuem uma função definida (tecidos complexos).

Finalmente, os tecidos formam os órgãos, que juntos realizam as diferentes funções necessárias para que a planta realize todo o seu ciclo de vida.

Uma ciência antiga – História do surgimento da Anatomia vegetal

Por volta de 300 aC, Teofrasto escreveu uma série de tratados de plantas, dos quais apenas dois restaram, Inquérito às Plantas e Sobre as Causas das Plantas. Ele desenvolveu conceitos de morfologia e classificação da planta, que não resistiram ao escrutínio científico do Renascimento.

Fisiologia vegetal - Cloroplastos
Cloroplastos em células foliares do musgo Mnium stellare. by Dr.Thomas Geier

Foi no final dos anos 1600 que a anatomia vegetal tornou-se refinada em uma ciência moderna. O médico e o microscopista italiano, Marcello Malpighi, foi um dos dois fundadores desta ciência.

Em 1671, ele publicou seu Anatomia Plantarum, o primeiro grande avanço na fisiogâmica vegetal desde Aristóteles.

O outro fundador foi o médico britânico Neemias Grew. Ele publicou uma ideia de uma história filosófica das plantas em 1672 e a anatomia das plantas em 1682. Grew é creditado com o reconhecimento das células vegetais, embora ele as chamasse de “vesículas” e “bexigas”. Ele identificou e descreveu corretamente os órgãos sexuais das plantas (flores) e suas partes.

Importância do estudo da Anatomia vegetal

Hoje, a anatomia das plantas é frequentemente investigada ao nível celular e muitas vezes envolve o corte de tecidos e microscopia.

Esta área da botânica tem como objetivo mapear e compreender o funcionamento das plantas. Por isso, esta disciplina é hoje um dos pilares da ciência moderna.

Comentários do Facebook