BiodiversidadeBotânicaConservaçãoVídeos

As Árvores

As Árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio, proteção contra erosão, sequestro de carbono, limpeza e distribuição das águas e muitos outros benefícios para o planeta e para a biodiversidade.

No documentário abaixo, conheça mais estes vegetais tão importantes para a vida.

As Árvores: documentário

Estudos demonstram que florestas antigas, equilibradas, produzem a mesma quantidade de oxigênio e gás carbônico, sendo por isso importante o plantio de novas áreas verdes, pois árvores jovens produzem mais oxigênio do que gás carbônico.

Vida Eterna
Documentário Vida Eterna

Possuem ainda grande importância para a manutenção da paisagem natural, devido ao grande papel contra a erosão exercido por elas, seja graças à absorção da água das chuvas por suas raízes, uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água por dia, ou a grande fixação exercida ao solo por essas mesmas raízes, ou ainda a formação de barreiras contra a ação de enxurradas.

Esse efeito anti-erosivo é de suma importância para a manutenção dos nutrientes no solo, que seriam lixiviados pela ação das chuvas, além de diminuir o efeito de assoreamento dos rios, daí a grande importância da manutenção das matas ciliares.

Outros benefícios

Os vilões do desmatamento
Os vilões do desmatamento

Outro efeito benéfico ao ambiente é a facilidade da penetração da água em solos cobertos de vegetação do que em solos nus, facilitando a alimentação dos lençóis freáticos.

Um benefício ligado diretamente à qualidade de vida da população está na retirada de poluentes do ar, pois no processo de transpiração das árvores as partículas de água se aderem aos poluentes que serão transportados e acumulados nas nuvens quando então cairão sob a forma de chuva.

Desde os primórdios a humanidade tem utilizado as árvores em seu benefício, seja para a utilização da madeira para a construção de abrigos, obtenção de lenha, fabricação de armas e utensílios.

Com o desenvolvimento de técnicas foi possível a obtenção de diversos outros produtos como a celulose (matéria-prima para a obtenção de papel), a cortiça, resinas, látex para a orientação da borracha, gomas, tanino e outros. Além do uso das espécies frutíferas para alimentação.

Árvore é um vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo. Em termos biológicos é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte, com raízes pivotantes, caule lenhoso do tipo tronco, que forma ramos bem acima do nível do solo e que se estendem até o ápice da raiz

Os arbustos, além do menor porte, podem exibir ramos desde junto ao solo. Desta maneira apenas as gimnospermas e angiospermas dicotiledôneas lenhosas são consideradas espécies arbóreas.

No Brasil

Árvores - Maior cajueiro do mundo
Maior cajueiro do mundo

No Rio Grande do Norte, temos o Cajueiro de Pirangi que detém o recorde de maior área ocupada por uma única árvore, aproximadamente 8500m², com cerca de 500 metros de perímetro.

Temos ainda no País, na bacia do Rio Madeira a dicotiledônea com a maior folha do mundo, trata-se da árvore Coccoloba, da família Polygonaceae, possui até 2,5m de comprimento e 1,4m de largura. O título de maior folha do mundo pertence a monocotiledônea Alocasia macrorrhiza cujo exemplar registrou folha com 1,92 de largura e área de superfície de 3,17 metros quadrados.

Curiosidades
  • Uma sequoia chamada Hyperion, localizada no Parque Nacional de Redwood ao norte de São Francisco, Estados Unidos, é tida como a maior árvore conhecida no momento, com 115,55m.
  • Em 1961 o presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional, sendo reservado ao Ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, o título de Flor Nacional.

fonte: Wikipedia.org

Comentários do Facebook