Classificação científica

Classificação científica: A classificação científica é também chamada de classificação biológica ou Taxonomia.

Em biologia, a classificação é um conceito que se refere à maneira pela qual os biólogos reagrupam, organizam e categorizam as espécies de organismos vivos e fósseis.

Classificação científica

Lineu
Lineu, (1707 — 1778) botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica.

O advento da sistemática molecular, que utiliza a análise do genoma e os métodos da biologia molecular, levou a profundas revisões da classificação de múltiplas espécies.

É provável que as alterações taxonômicas continuem a ocorrer à medida que se caminha para um sistema de classificação baseada na semelhança genética e molecular em detrimento dos critérios morfológicos.

A classificação científica pertence à ciência da taxonomia ou sistemática biológica.

A Classificação científica moderna

A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Lineu (Carolus Linnaeus), que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas.

Estes agrupamentos foram subsequentemente alterados múltiplas vezes para melhorar a consistência entre a classificação e o princípio darwiniano da ascendência comum.

Enquanto Lineu classificava as espécies de seres vivos tendo como objetivo principal facilitar a identificação e criar uma forma de arquivo nos herbários e nas coleções zoológicas que permitisse localizar facilmente um exemplar, nos modernos sistemas taxonômicos aplicados à biologia procura-se antes refletir o princípio Darwiniano de ancestralidade comum.

Classificação científica
The shape of endemics: Notes on male and female genitalia in the genus Maniola (Schrank, 1801), (Lepidoptera, Nymphalidae, Satyrinae) “Contributions to Zoology”. by Andrea Grill , Rob de Vos , Jan van Arkel

Isto significa que se pretende agrupar as espécies por proximidade filogenética, isto é relacionar as espécies pela sua proximidade genética.

Biólogos, em 2016, identificaram a assinatura molecular do reino animal, fornecendo evidências genéticas para a classificação animal de sistema de Lineu, que tem sido utilizada por quase 300 anos. 

Desde a década de 1960 que se vem fortalecendo a tendência para utilizar estruturas taxonômicas baseadas nos conceitos da cladística, hoje designadas por taxonomia cladística, distribuindo os taxa numa árvore evolucionária.

Um novo tipo de nomenclatura, batizado como PhyloCode, está em desenvolvimento, tendo como objetivo criar uma estrutura de clades em vez de uma estrutura de taxa. Em caso de implementação generalizada não é clara a forma de coexistência entre esse sistema e o atual.

Conceito de domínio

O conceito de domínio como taxon de topo é de introdução recente. O chamado Sistema dos Três Domínios foi introduzido em 1990, mas apenas recentemente ganhou aceitação generalizada. Apesar de hoje a maioria dos biólogos aceitar a sua validade, a utilização do sistema dos cinco reinos ainda domina. (mais em biologia)

Comentários do Facebook