BotânicaTaxonomia

Dendrologia

A dendrologia é o ramo da botânica que estuda as plantas lenhosas (árvores, arbustos e lianas) e as suas madeiras, bem como suas classificações taxonômicas.

Centra-se sobretudo sobre as espécies com importância econômica, classificando-as sob o ponto de vista sistemático e fitogeográfico e do crescimento do tronco e da produção madeireira.

Dendrologia

Dendrologia (do grego: δένδρον, dendron, “árvore”, e  λογία, -logia, “ciência ou estudo”)

Maio ambiente: Ação Antrópica

Não há uma fronteira nítida entre a taxonomia vegetal e dendrologia, no entanto, plantas lenhosas não só pertencem a muitas famílias de plantas diferentes, mas essas famílias podem ser formadas de ambos os membros lenhosos e não lenhosos.

Algumas famílias incluem apenas algumas espécies lenhosas. Um exemplo é a grande família das gramíneas, no qual quase todas as espécies são herbáceas, com exceção das poucas espécies de bamboo. 

• Dia da Árvore, 21 de setembro

Dendrologia
Diferentes tipos de madeira. by Jesse Merz.

Como disciplina da silvicultura industrial, tende a concentrar-se na identificação de plantas lenhosas economicamente úteis e suas inter-relações taxonômicas.

Como um curso de estudo acadêmico, a dendrologia inclui todas as plantas lenhosas, nativas e não-nativas, que ocorrem em uma região.

Muitas vezes esta ciência é confundida com a botânica. Porém, botânica é o estudo de todos os tipos de plantas, enquanto a dendrologia foca nas plantas lenhosas. A dendrologia é na verdade uma subcategoria da botânica.

Plantas lenhosas

Planta lenhosa, ou simplesmente lenhosa, é a designação dada às plantas que são capazes de produzir madeira como tecido de suporte dos seus caules. Os tecidos lenhosos ocorrem em plantas vasculares dotadas de um caule perene localizado acima da superfície do solo. Tipicamente, tais caules são recobertos por uma camada de espessa de casca, em geral terminando exteriormente por um ritidoma. Estes caules mantêm acima do solo o crescimento vegetativo contínuo da planta.

Uma planta perene com caule lenhoso verdadeiro contém madeira, tecido primariamente composto por estruturas de celulose e de lenhina, que dá suporte ao sistema vascular responsável pelos movimentos de água e de nutrientes desde as raízes às folhas e de açúcares desde as folhas ao resto da planta.

A maioria das plantas lenhosas, que geralmente assumem a forma de árvores, arbustos, cactos ou trepadeiras perenes, forma novas camadas de tecido lenhoso em cada estação de crescimento, incrementando o seu diâmetro de tronco pela deposição de anéis anuais de nova madeira. Esta deposita-se nas partes exteriores do caule debaixo da casca, formando novo xilema.

Nas plantas lenhosas, a camada dermal foi modificada para proteger o tecido vascular, formando uma cobertura de tecido morto mais ou menos espessa, geralmente chamado ritidoma.

Comentários do Facebook