BiodiversidadeBiologia marinhaConservaçãoMeio Ambiente

Documentário Fauna e flora da Tailândia

Documentário Fauna e flora da Tailândia: A Tailândia é um país misterioso e belo, com uma rica fauna, flora e grande diversidade também de vida marinha. Mas este paraíso está ameaçado. 

Nesse documentário você conhece um pouco dessa frágil riqueza na produção fantástica do National Geographic.

Documentário Fauna e flora da Tailândia

Flora da Tailândia 

Documentário Fauna e flora da Tailândia

Ao longo de sua península meridional, a vegetação se desvanece em manguezais.

Numerosas ilhas são encontrados fora do litoral, com Ko Phuket sendo a mais conhecida, possuindo 50 quilômetros de comprimento e 21 quilômetros de largura. 

A vegetação é caracterizada praticamente por florestas tropicais. Cerca de 29% da área do país é formada por florestas.

A vegetação natural é composta por florestas. A cobertura florestal, no ano de 1960, era de 75% a 80% do território. Este valor está, atualmente, entre 18 a 26%, o que é devido ao rápido crescimento da população, as medidas para aumentar a qualidade de vida e a construção de estradas estratégicas associada a outras questões, ocorridas especialmente durante a Guerra do Vietnã.

No sul e oeste da Tailândia predominam florestas tropicais ricas em espécies, que estão sendo utilizadas devido à sua elevada biodiversidade. No entanto, elas têm um alto potencial para a indústria farmacêutica. As espécies de plantas que são usadas são as árvores de óleo e árvores de frutos, como o durião.

Nas áreas montanhosas também predominam florestas ricas em espécies, mas tem uma certa proporção de espécies caducifólias, além da ocorrência de pinheiros, carvalhos e espécies de castanheiros. As florestas de mangue que se desenvolvem em áreas costeiras da Tailândia, são espécies pobres e consistem principalmente de Rhizophoras.

A população de elefantes selvagens na Tailândia caiu para um valor estimado em 2.000 a 3.000 de espécimes.

A fauna ameaçada Documentário Fauna e flora da Tailândia

Elefante tailandês
Elefante tailandês.

O elefante é o animal que representa a Tailândia. Embora houvesse 100 000 elefantes domesticados na Tailândia, em 1850, a população de elefantes domesticados caiu para cerca de 2 000 a 3 000 nos anos recentes.

Elefantes jovens são frequentemente capturados para o uso em atrações turísticas ou como animais de trabalho, embora seu uso tenha diminuído desde que o governo proibiu essa prática em 1989. Há agora, mais elefantes em cativeiro do que no estado selvagem, e ativistas ambientais afirmam que os elefantes mantidos em cativeiro no país estão, muitas vezes, em estado de maus-tratos.

Caça ilegal na Tailândia – Documentário Fauna e flora da Tailândia

Documentário Fauna e flora da Tailândia - Tigre tailandês
Tigre tailandês – by maxpixel

A caça ilegal de espécies protegidas por lei continua a ser um grande problema no país. Populações de tigres, leopardos e outros grandes felinos foram dizimadas por suas peles valiosas.

Muitos animais, como ursos, crocodilos e a cobra-real, são caçados por sua carne, que é considerada uma iguaria, e por suas supostas propriedades medicinais. Embora este comércio seja tido como ilegal, a venda de peles e carnes de espécies ameaçadas de extinção é comumente encontrada, principalmente no mercado Chatuchak, em Bangkok.

A prática de manter animais silvestres como animais de estimação é considerada nociva para a sobrevivência de várias espécies. Filhotes de animais são normalmente capturados e vendidos. Uma vez em cativeiro e fora de seu habitat natural, muitos animais morrem ou deixam de se reproduzir.

Na Tailândia, as principais espécies de animais afetadas são o urso-negro-asiático, urso-do-sol (também chamado urso-malaio), gibão-de-mãos-brancas, gibão-crestado e o binturong, um mamífero. Outras espécies de animais nativas da Tailândia são o cão-selvagem-asiático, orca-pigmeia, búfalo-asiático e a píton-indiana

Comentários do Facebook