GenéticaHistóriaVídeos

Documentário Mendel e a ervilha

Documentário Mendel e a ervilha: Neste vídeo você confere o mais completo e fiel trabalho sobre a vida do pai da genética – Gregor Johann Mendel (1822-1884). 

O documentário faz parte da série “Os seis experimentos que mudaram o mundo”. Imperdível!

Documentário Mendel e a ervilha

O Legado de Mendel
O Legado de Mendel

Documentário Mendel e a ervilha [dublado]

O filme está todo dublado em português e mostra o início na vida dele onde nasceu e foi criado, na aldeia de Heinzendorf, em um distrito agrícola na Checoslováquia, no império Austro-húngaro, na atual República Checa.

Gregor Johann Mendel (20 de julho de 1822 — Brno, 6 de janeiro 1884) foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. Durante a sua vida, publicou dois grandes trabalhos: “Ensaios com plantas híbridas”, que não abrangia mais de trinta páginas impressas e “Hierácias obtidas pela fecundação artificial”.

Biografia Gregor Mendel 

História da Genética: Mendel, o pai da Genética

Mendel nasceu em Heinzendorf bei Odrau (hoje chamada Vražni), no distrito de Nový Jičín, região de Troppau (atual Opava), na região da Morávia-Silésia, que então pertencia ao Império Austríaco. Foi batizado a 22 de julho (data que muitas vezes se confunde com a sua data de nascimento) e pertencia a uma família de humildes camponeses.

Na sua infância, Mendel revelou-se muito inteligente; em casa costumava observar e estudar as plantas.

Sendo um brilhante estudante, sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e, aos 21 anos, a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (atual mosteiro de Brno, hoje na República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Obedecendo ao costume ao tornar-se monge, optou um outro nome: “Gregor”. Então Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.

primeira lei de Mendel
Primeira lei de Mendel

Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (hoje Olomouc, República Checa) e na Universidade de Viena (1851-1853).

Mas Mendel não só se interessou nas plantas, ele também era meteorologista e estudou as teorias da evolução. Ao longo da sua vida foi membro, diretor e fundador de muitas sociedades locais: diretor do Banco da Morávia, foi fundador da Associação Meteorológica austríaca, membro da Real e Imperial Sociedade da Morávia e Silésia para melhor agricultura, entre outras.

Morreu no dia 6 de Janeiro de 1884, em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República Checa de uma doença renal crônica; um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.

Esperamos que tenha gostado do documentário, deixe seu comentário. 

Comentários do Facebook