BiomédicasEntomologiaParasitologiaVídeosZoologia

Doenças transmitidas por mosquitos

Biólogo fala sobre doenças transmitidas por mosquitos: Biólogo e entomólogo, o professor da Universidade Estadual de Londrina, João Zequi, especialista em mosquitos transmissores de doenças.

Biólogo fala sobre
doenças transmitidas por mosquitos

Zika vírus prejudica células do cérebro fetal humano
Aedes aegypti. Zika vírus prejudica células do cérebro fetal humano

Culicidae é uma família de insetos habitualmente chamados de mosquitos e pernilongos. As fêmeas em muitas regiões são designadas vulgarmente como melgas. Como os outros membros da ordem Diptera, os mosquitos têm um par de asas e um par de halteres.

Em várias partes do Brasil, faz-se distinção entre mosquito e pernilongo: Na maioria dos estados da Região Norte do Brasil, este pernilongo chama-se “carapanã”. As fêmeas do pernilongo são também conhecidas como “melgas” ou “trompeteiros”.

Biólogo fala sobre doenças transmitidas por mosquitos no Brasil

Doenças transmitidas por mosquitos
Fêmea se abastecendo de sangue humano

As fêmeas na maioria das espécies de mosquitos sugam sangue (hematófaga) de outros animais, que lhes deu a fama de ser o mais mortífero vetor de doenças conhecido pelo o homem, matando milhões de pessoas ao longo de milhares de anos e continuam a matar milhões por ano com a disseminação de doenças.

O comprimento varia, mas raramente é superior a 16 milímetros, e peso de até 2,5 mg. Um mosquito pode voar por 1 a 4 horas continuamente até 1–2 km / h  viajando até 10 km em uma noite. A maioria das espécies alimenta-se no período menos luminosidade, do entardecer ao amanhecer.

Chicungunha

Chicungunha, é uma infecção causada por um arbovírus, do gênero Alphavirus (Togaviridae), que é transmitido aos seres humanos por mosquitos do gênero Aedes.

Até recentemente havia sido detectado somente na África (onde estava restrito a um ciclo silvestre), na Ásia Oriental e na Índia, onde sua transmissão era principalmente urbana, envolvendo os vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, casos da doença foram detectados pela primeira vez em agosto de 2010

Aedes aegypti

Aedes (Stegomyia) aegypti (é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengue ou pernilongo-rajado, uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente da África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.

O mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais (que confeririam características ácidas à água), que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio.

Comentários do Facebook