Biologia MolecularConservaçãoEcologiaMeio Ambiente

Ecotoxicologia

A ecotoxicologia é um campo multidisciplinar, que integra toxicologia e ecologia.

A ecotoxicologia consiste no estudo dos efeitos de substâncias químicas tóxicas em organismos biológicos, especialmente em populações, comunidade, ecossistema e biosfera. 

Ecotoxicologia

Educação Ambiental: água, um bem precioso
Análise da água

A ecotoxicologia – um ramo da ecologia – estuda os efeitos e as influências de agentes tóxicos sobre diversos níveis de organização biológica: celular, individual, populacional, da comunidade e do ecossistema.

Compreende três áreas fundamentais de estudo:

  • Estudo das emissões e ingresso dos poluentes no ambiente, assim como sua distribuição e destino;
  • Estudos qualitativos e quantitativos dos efeitos tóxicos dos poluentes no ecossistemas e no homem;
  • Estudo do ingresso e destino dos poluentes na biosfera, enfatizando a contaminação das cadeias alimentares.

O objetivo principal é revelar e prever os efeitos da poluição no contexto de todos os outros fatores ambientais. Com base nesse conhecimento, as ações mais eficientes e efetivas para prevenir ou remediar qualquer efeito prejudicial podem ser identificadas.

ficologia: Proliferação de algas
Proliferação de algas. foto: Dave Shafer

Nos ecossistemas que já são impactados pela poluição, os estudos ecotoxicológicos podem informar o melhor tratamento para restaurar as funções dos ecossistemas de forma eficiente. 

Breve história da Ecotoxicologia

O termo Ecotoxicologia foi cunhado por René Truhaut em 1969, que o definiu como sendo “o ramo da toxicologia preocupado com o estudo de efeitos tóxicos causados por poluentes naturais ou sintéticos, sobre quaisquer constituintes dos ecossistemas: animais (incluindo seres humanos), vegetais ou microorganismos, em um contexto integral” (Truhaut, 1977).

A publicação do livro “Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson em 1962 marcou a separação da ecotoxicologia da toxicologia clássica. O elemento revolucionário introduzido por Rachel Carson foi a extrapolação dos efeitos sobre um único organismo para todo um ecossistema (Bazerman et al, 2006).

Ecotoxicologia
Greg Sower e Angela Perez, estudantes de doutorado na Oregon State University. by OSU/flick

A ecotoxicologia é uma disciplina ampla, porque incorpora aspectos de ecologia, toxicologia, fisiologia, biologia molecular, química analítica e outras ainda para estudar os efeitos de xenobióticos em um ecossistema.

A finalidade desta abordagem é ser capaz de predizer os efeitos dos poluentes, de tal forma que se um incidente ocorrer, será possível definir ações eficientes e efetivas para remediar os efeitos deletérios causados pelos poluentes.

Em ecossistemas que já estão impactados pela poluição, estudos ecotoxicológicos podem informar qual é o melhor modo de ação para que o ecossistema seja capaz de recuperar seus serviços e funções.

Comentários do Facebook