BiologiaCuriosidades

Estranha Biologia

Estranha Biologia: A biologia é uma ciência fascinante. Talvez por sua complexidade, ela não para de surpreender-nos com fatos intrigantes, positivos ou negativos.

Com vocês a nova série que vai nos ajudar a ver que nem tudo é o que parece. 

Estranha Biologia

Estranha Biologia - fezes
Fezes do diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii) by Heidi 

#1 :: StatusA biologia é a mais diversa das ciências. Biólogos estudam o bem mais precioso e complexo, a vida. Por quê não temos salários condizentes com a nossa importância? Embora tenha ocorrido uma valorização recente da carreira biológica, infelizmente o salário médio do biólogo ainda não reflete o status que a profissão merece.

No Japão, por exemplo, um biólogo tem um rendimento próximo ou maior que o de um médico. Faz sentido, afinal, além da biologia humana, temos que ter uma visão abrangente de todos os organismos do planeta.

• O que faz o biólogo

Estranha Biologia

#2 :: Procurar fezes de mamíferos – Sim, muitos biólogos dedicam boa parte do seu precioso tempo para “caçar” fezes de animais. Pode parecer engraçado ou nojento, mas quem trabalha com isso garante que não. Na verdade essa atividade é muito relevante, afinal, as fezes revelam muito sobre os hábitos alimentares, porte, localização, saúde e outros fatos importantes sobre os animais estudados.

• As maiores descobertas da história da biologia

#3 :: Síndrome de Pica – Apesar do nome engraçado, essa doença não tem graça nenhuma. Também chamado de alotriofagia, consiste num distúrbio raro entre humanos, na qual o indivíduo tem um apetite descontrolado por coisas ou substâncias não comestíveis, como sabão, moedas, tecidos, e outras coisas insólitas. O transtorno é mais comum em crianças do que em adultos.

O nome “pica”,  na verdade, se refere a um pássaro do hemisfério norte com fama de comer de tudo, indiscriminadamente. A Síndrome de Rapunzel é uma variação desse distúrbio. Consiste na mania de arrancar e comer o próprio cabelo.  😕 

Veja também: Gafes biológicas

Comentários do Facebook