Mutação
Mutação: Em 2020 vimos como uma mutação em um único vírus mudou o curso da história e abalou o mundo. Mas mutação há muito é alvo do interesse de biólogos por ser fenômeno-chave que permite a evolução e criação de novas espécies.
Mutação
Uma mutação é uma alteração na sequência nucleotídica do genoma de um organismo, vírus ou DNA extracromossômico. Os genomas virais podem ser de DNA ou RNA.
As mutações resultam de erros durante a replicação do DNA, mitose e meiose ou outros tipos de danos ao DNA. Podem ser causadas por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, agentes químicos, ou vírus.
As mutações são tidas como o mecanismo que permite a ação da seleção natural. Isto porque insere a variação genética sobre a qual ela irá agir, fornecendo as novas características vantajosas que sobrevivem e se multiplicam nas gerações subsequentes ou as características deletérias que desaparecem em organismos mais fracos.
A célula pode também causar mutações deliberadamente durante processos conhecidos como hipermutação. Em organismos multicelulares, as mutações podem ser divididas entre mutação de linhagem germinativa, que pode ser passada aos descendentes, e mutações somáticas, que não são transmitidas aos descendentes em animais.
Particularidades
Em alguns casos, plantas podem transmitir mutações somáticas aos seus descendentes, de forma assexuada ou sexuada (em casos em que as gemas de flores se desenvolvam numa parte que sofreu mutação somática).
Assim, essa classificação é pouco eficiente para plantas, se ajustando melhor a animais. Uma nova mutação que não foi herdada de nenhum dos pais é chamada de mutação de novo. A fonte da mutação não se relaciona com seus efeitos, apesar de seus efeitos estarem relacionados com quais células são afetadas pela mutação.
Mutações neutras são definidas como mutações cujos efeitos não influenciam a aptidão dos indivíduos. Essas mutações podem se acumular ao longo do tempo devido à deriva genética.
Acredita-se que a imensa maioria das mutações não tem efeito significativo na aptidão dos organismos. Essa teoria neutralista foi desenvolvida por Motoo Kimura em seu livro “The Neutral Theory of Molecular Evolution” (disponível em Livros de biologia para download.)
Além disso, mecanismos de reparo de DNA são capazes de corrigir a maior parte das mudanças antes que elas se tornem mutações permanentes, e muitos organismos têm mecanismos para eliminar células somáticas que sofreram mutações.
Você precisa fazer login para comentar.