EvoluçãoMamíferosPaleontologia

Nova pista da domesticação dos gatos

Nova pista da domesticação dos gatos: Um novo estudo, considera que os primeiros agricultores chineses podem ter domesticado felinos selvagens conhecidos como gatos-leopardo há mais de 5000 anos atrás. (foto acima: Peter Trimming)

Nova pista da domesticação dos gatos

Isto indicaria que os gatos foram domesticados mais de uma vez. Na China, e 5000 anos antes no Oriente Médio. O estudo também sugere que o aumento da agricultura estava destinado a dar origem ao gato doméstico.

Fiona Marshall, pesquisadora da Universidade de Washington disse: “Esta é a vanguarda em uma mudança no pensamento sobre os processos de domesticação”.

Se os gatos foram domesticados em diferentes lugares e em tempos diferentes, isto sugere que a domesticação ocorreu com menos interferência humana do que se pensava antes, com os próprios felinos “se domesticando sozinhos”.

 O mesmo pode valer para outros animais. “Este é um trabalho muito importante e que deve ter um grande impacto”, completa a cientista. Marshall não estava envolvida no novo estudo, mas há alguns anos atrás, ela ajudou a analisar oito ossos desenterrados de gatos de Quanhucun, aldeia agrícola da China central.

Gatos, companheiros especiais dos humanos

Novas pistas da domesticação dos gatos
Crânio do gato Felis silvestris lybica. By Klaus Rassinger e Gerhard Cammerer, Museum Wiesbaden

Os ossos, datados de cerca de 5.300 anos atrás, continham formas de carbono e nitrogênio que indicavam que os felinos comiam pequenos animais, que por sua vez tinham comido grãos. Tal fato apoiou uma hipótese antiga sobre como os gatos foram domesticados – para caçar ratos e camundongos, inimigos das colheitas. 

Agora os cientistas estão intrigados. Resta saber se os gatos de Quanhucun estão relacionados com os gatos selvagens (Felis silvestris lybica) do oriente próximo, os ancestrais do atual gato doméstico e os primeiros gatos a serem domesticados há cerca de 10.000 anos atrás no Oriente Médio, ou se seriam uma espécie diferente de felino.

Além disso, pelo menos um gato foi enterrado como o corpo completo, uma evidência de tratamento especial, por não ter sido comido, sugerindo uma intensificação do relacionamento entre gatos e seres humanos.

fonte: Os Gatos. Leia o artigo completo (em inglês) da revista Science: sciencemag.org/news/2016/01/were-cats-domesticated-more-once

Comentários do Facebook