BiodiversidadeComportamentoConservaçãoZoologia

Os Animais da África

Os Animais da África do Sul: Nesse documentário dublado, você conhece um pouco da famosa megafauna africana. 

Mesmo com todos os problemas para proteger as espécies nativas, na África ainda são conservadas numerosas espécies de sua fauna.

Os Animais da África: Documentário

Na floresta equatorial abrigam-se, de maneira geral, aves e primatas; nas savanas e estepes estão reunidos antílopes, zebras, girafas, leões, leopardos, elefantes, avestruzes e geralmente animais maiores.

A fauna africana

A África possui talvez a maior combinação do mundo de densidade e de populações de animais selvagens e diversidade, com populações selvagens de grandes carnívoros (como leões, hienas e guepardos) e herbívoros (como búfalos, elefantes, camelos e Girafas) que variam livremente em planícies abertas principalmente não abertas.

É também o lar de uma larga variedade de animais, que inclui cobras e primatas e vida aquática, como crocodilos e anfíbios. Além disso, África tem o maior número de espécies de megafauna, como foi menos afetado pela extinção no Pleistoceno.

A África tem mais de 3.000 áreas protegidas, com 198 áreas marinhas protegidas, 50 reservas de biosfera e 80 reservas de zonas húmidas.

O desafio da conservação

Os animais da África. Elefante africano
Elefante africano. fonte: maxpixel

A destruição significativa de habitats, aumento da população humana e caça ilegal estão reduzindo a diversidade biológica e a terra arável da África.

A invasão humana, a instabilidade civil e a introdução de espécies não nativas ameaçam a biodiversidade Africana. Esta situação foi agravada por problemas administrativos, falta de pessoal e problemas de financiamento.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o desmatamento está afetando a África duas vezes mais do que a média mundial.

De acordo com o Centro de Estudos Africanos da Universidade da Pensilvânia, 31% das terras de pastagem de África e 19% de suas florestas e florestas são classificados como degradados e hoje a África está perdendo mais de quatro milhões de hectares de floresta por ano, o que é o dobro da taxa média de desmatamento para o resto do mundo.

Algumas fontes afirmam que cerca de 90% das florestas virgens originais na África Ocidental foram destruídas. Mais de 90% das florestas originais de Madagascar foram destruídas desde a chegada dos humanos há 2000 anos. 

Comentários do Facebook