BiomédicasMicrobiologiaParasitologia

Toxoplasmose

Toxoplasmose: Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondiiAqui você confere informações sobre a doença. 

Vídeos e informações sobre
Toxoplasmose

Toxoplasma gondii – Toxoplasmose

Toxoplasmose: Toxoplasma gondii
Cisto de T. gondii em tecido de cérebro de rato. Bradizoítos podem ser vistos no interior. by Jitinder P. Dubey

O Toxoplasma gondii é um protozoário parasita intracelular obrigatório do grupo dos Apicomplexa, como outros parasitas como o Plasmodium. Há pouca variação entre os toxoplasmas presentes em diferentes partes do globo.

O ciclo do toxoplasma é bastante flexível, posto que todas as suas formas são infectantes.

Assim, ele pode reproduzir-se se as formas excretadas nas fezes dos gatos forem ingeridas por mamíferos ou outros felinos por contaminação de água e alimentos, por exemplo, e também infectar o homem pelo mesmo modo, que, por sua vez, também pode infectar-se pela ingestão da carne de mamíferos contendo cistos com bradizoítas. Somente os gatos liberam estruturas infectantes nas fezes.

Transmissão da Toxoplasmose

A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felinos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário Toxoplasma gondii.

A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infecção, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite.

A toxoplasmose pode ser transmitida de mãe para filho, mas não se transmite de uma pessoa para outra, apesar de que já foi constatado a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos de pessoas infectadas. Seu diagnóstico é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue, onde serão pesquisadas imunoglobulinas como a IgM e IgG.

Comentários do Facebook