O Tubarão-Cabeça-chata (Carcharhinus leucas) também é chamado de Tubarão-Touro ou simplesmente Cabeça Chata. É considerado o mais agressivo tubarão e um dos mais perigosos para humanos, muito numeroso e bem-sucedido. É capaz de viver tanto em água salgada como em água doce.
Cabeça chata (Carcharhinus leucas)
O Cabeça chata é um tubarão da ordem Carcharhiniformes cuja expectativa de vida é de 14 anos. São vivíparos, gerando cerca de 3 filhotes após uma gestação que dura aproximadamente um ano.
São encontrados no Brasil, principalmente em Recife, onde foram responsáveis por diversos ataques na praia de Boa Viagem, juntamente com o tubarão-tigre.
Tubarão-cabeça-chata, tubarão-de-cabeça-chata, tubarão-touro ou tubarão-do-zambeze são alguns dos nomes populares para a espécie.
Características

É a principal espécie em ataques a humanos em áreas fluviais, graças a essa capacidade de viver em baixa salinidade (um de seus nomes, “zambezi shark”, deriva do rio Zambeze, na África).
Possuem visão muito ruim, dependendo de outros sentidos para atacar, o que faz esse tubarão extremamente perigoso em águas de baixa visibilidade.
Vivem numa profundidade de 30 metros, ou até menos de um metro, e Os tubarões-cabeça-chata são também o ser vivo com maior índice de testosterona do planeta, e até as fêmeas apresentam-no em nível elevado. São muito territorialistas e constantemente atacam outros seres marinhos, mesmo maiores que ele.
Os tubarões-touro são vivíparos e dão à luz cerca de 13 filhotes, depois de uma gestação que dura um ano. Os filhotes nascem com 70 cm de comprimento e são encontrados normalmente em baías, bocas de rios e mangues. Possuem expectativa de vida de 14 anos.
A coloração do dorso varia entre marrom a cinza escuro, com o ventre branco.
Apesar da fama de animal perigoso, há um lugar em que esse tubarão não apresenta tanto perigo. Fica em Santa Lúcia, Cuba, onde é possível mergulhar com eles, mesmo assim com cuidado.
Vídeo Cabeça chata no Recife
Seus dentes possuem forma triangular, sendo que os da mandíbula inferior se parecem com pregos, que ajudam a segurar a presa, enquanto os dentes superiores, serrilhados, rasgam a carne, e por isso causam grandes estragos em pessoas quando atacadas pelo tubarão, que tem o hábito de chacoalhar a cabeça (como outras espécies) o que aumenta o ferimento.
São encontrados perto de costas das praias, mas podem viver por um tempo em rios e lagos. Já foi encontrado três quilômetros acima no rio Mississipi (EUA), e é fato conhecido que são capazes de subir o rio Amazonas até Manaus.
Tamanho, Dieta, Habitat, Reprodução
– Animais adultos variam entre 2,1 a 3,5 metros de comprimento.
– Comem peixes incluindo outros tubarões (comem até tubarões da mesma espécie) e arraias, comem tartarugas marinhas, pássaros, golfinhos. (Come praticamente tudo que puder engolir).
– São encontrados perto de costas das praias , mas podem viver por um tempo em rios e lagoas, já foi encontrado 3 km acima no rio Mississipi (nos EUA) e a 4 km acima do rio amazonas, vivem numa profundidade de 30 m ou até menos de 1m, são encontrados no Brasil também, principalmente no Recife.
– São vivíparos e nascem mais ou menos 13 filhotes, e a gestação dura 1 ano, os filhotes de tubarão de Zambezi nascem com 70 cm de comprimento e são encontrados normalmente em baías e em boca de rios.
DICAS PARA EVITAR ATAQUES
- Evite mergulhar sozinho. Vá sempre em grupo.
- Não fique muito distante da praia: procure ir até onde você alcança ficar de pé. Se você estiver longe da praia e for atacado, vai ficar mais difícil socorrê-lo.
- Não mergulhe se estiver com algum sangramento.
- Evite nadar ao amanhecer e ao entardecer. São essas as horas em que os tubarões estão mais atentos.
- Evite mergulhar no mar se as águas estiverem turvas e as ondas grandes.
- Se estiver em águas profundas, não mexa muito os braços e as pernas.
- Caso você veja um tubarão, não se desespere, pois ele já percebeu a sua presença há muito tempo. Nade até a praia ou a um barco próximo.