Citologia é a ciência que estuda as células e estruturas que compõem órgãos e tecidos dos seres vivos.
A biologia celular, que compreende a histologia e citologia, é o ramo da biologia que estuda as células. É estudada em cursos de ciências biológicas e medicina.
Citologia
As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares.
Com a invenção do microscópio óptico foi possível observar as células e tecidos (ver histologia). As mesmas foram mais bem estudadas com a utilização de técnicas de citoquímica e a ajuda do microscópio.
A citologia foca no entendimento do funcionamento dos vários sistemas celulares, o aprendizado de como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas.
Os componentes que dão vida à célula compreendem: a membrana citoplasmática, o núcleo, as mitocôndrias, os retículos endoplasmáticos liso e rugoso, os lisossomos, o complexo de Golgi, nucléolo, peroxissomos, centríolos, citoesqueleto e cloroplastos e parede celular, sendo este último encontrado em bactérias, fungos e vegetais.
Com o advento da microscopia eletrônica, a qual propicia aumentos de 200.000 a 400.000 vezes com resolução de objetos tão pequenos quanto 1 ångstron (1å =10-4 µm), a visualização de estruturas celulares e também dos vírus puderam ser, então, desvendados pela ciência.
Citologia: curiosidades
• O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões de células
• A maioria das células vegetais e animais têm entre 1 e 100 µm e, portanto, são visíveis apenas sob o microscópio.
• A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1663 / 1665.
• Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, Jan Evangelista Purkyně observou “pequenos grãos” ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio.
• A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células.
• Todas as células vêm de células preexistentes.
• As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e para transmitir a informação para a geração seguinte de células.
• A palavra “célula” vem do latim: cellula (quarto pequeno).
• O nome descrito para a menor estrutura viva foi escolhido por Robert Hooke. Em um livro que publicou em 1665, ele comparou as células da cortiça com os pequenos quartos onde os monges viviam