Cladística: A Cladística (sistemática filogenética) é baseada no princípio que agrupa espécies em grupos naturais de acordo com hipóteses de relações evolutivas. Em outras palavras, é o sistema de classificação dos seres vivos de acordo com a evolução de cada espécie.
Cladística
Sistemática filogenética
A cladística é composta pelos clados, agrupamentos que incluem todos descendentes (vivos ou extintos) e um ancestral comum, é todo grupo que envolva mais de uma linhagem e um ancestral comum.
Segundo os fundamentos da cladística, formulados em grande parte pelo entomólogo Willi Hennig, uma classificação deve sempre expressar as relações evolutiva das espécies, não importando se as espécies são semelhantes ou diferem drasticamente entre si.
Ou seja, em uma classificação cada grupo deve ser obrigatoriamente Monofilético, logo, possuir todos os descendentes do ancestral comum mais recente do grupo estudado e nada mais. De modo que grupos parafiléticos e polifiléticos não são permitidos na classificação.
O método hennigiano é diretamente ligado à ideia de que o mundo natural ordena-se de forma hierárquica, resultante do processo evolutivo.
Classificações filogenéticas
As classificações filogenéticas são sistemas que permitem não só o armazenamento da informação biológica, levantada para a sua construção.
Assim como a recuperação dessa informação – os grupos monofiléticos representam padrões hierárquicos que carregam consigo a informação sobre a evolução das características das linhagens biológicas consideradas, o que não ocorre nos grupos parafiléticos e polifiléticos, dos quais pode ser depreendida apenas parte da informação usada na construção da classificação.
O monofiletismo é fundamental para a sistemática filogenética e é ele que garante o sucesso do método no que tange à identificação da afinidade natural (evolutiva) entre grupos biológicos.
Vídeo: Como ler um Cladograma
Cladograma: cladística
O resultado final de uma análise cladística é obtido na forma de árvore ou cladograma, um dendograma que expressa hipóteses de relações filogenéticas entre táxons de determinado grupo. Uma análise cladística pode ser baseada em tantas informações quanto o investigador quiser utilizar.
A sistemática moderna é geralmente baseada em uma variedade de informações, incluindo sequências de DNA (os famosos “dados moleculares”), dados bioquímicos e dados morfológicos.
Em um cladograma todos os organismos são colocados sobre as extremidades terminais dos ramos, e cada nó interior é idealmente binário, gerando dois táxons terminais. Os dois táxons de cada ramo são chamados taxa irmãs ou grupos irmão. Cada subárvore, independentemente de quantos elementos ela contenha, é chamada clado.
Todos os organismos de um grupo natural estão contidos em um clado que compartilha um ancestral comum (não compartilhado com nenhum outro organismo do diagrama).
Sites interessantes em Cladística
- Tree of Life Web Project: (em Inglês)
- Filogenetica.org: (em Espanhol)