Biólogo

Como uma joia

Como uma jóia:  durante um trabalho de campo na Tailândia, pesquisadores se depararam com milípedes “parecidos com joias” rastejando em torno de buracos nas rochas. O encontro rendeu a descrição de uma espécie nova para a ciência.

artigo original www.biologo.com.br © todos os direitos reservados

Como uma joia: nova espécie é revelada

23/10/2023 ::  por Marco Pozzana

Em uma floresta na Tailândia, uma criatura “gigante” rastejou em torno de um buraco rochoso. A coloração brilhante “semelhante a uma joia” do animal chamou a atenção de cientistas que passavam. A visão culminaria com a descrição de uma nova espécie.

De acordo com o estudo publicado a 29 de setembro na revista ZooKeys, os pesquisadores exploravam as florestas rochosas da província de Loei em levantamentos da vida selvagem entre 2008 e 2021, na qual avistaram 14 milípedes “parecidos com joias”. As cores fortes e brilhantes dos animais instigaram os cientistas.

Ao investigarem o peculiar animal, descobriram tratar-se de uma espécie desconhecida. Ao descrevê-la, os posquisadores a batizaram de Sphaerobelum turcosa, ou o “milípede-gigante-da-pílula-turquesa”. O epíteto específico turcosa é a palavra em latim para “turquesa”, um mineral azul esverdeado.

Sphaerobelum turcosa

Os milípedes (Classe Diplopoda) são organismos da macrofauna edáfica importantes para a decomposição dos resíduos orgânicos no solo e também podem ser utilizados como indicadores de qualidade do solo. A Sphaerobelum turcosa pode atingir cerca de 2,5 centímetros de tamanho. O corpo do animal é liso e “brilhante” com uma coloração “notável”. É capaz de pode se enrolar formando uma “bola”,

Sphaerobelum turcosa sp. nov

A nova espécie foi identificada com base na sua coloração e outras características físicas. Foi encontrada em habitats rochosos calcários da província de Loei, à cerca de 315 milhas a nordeste de Bangcoc, a capital da Tailândia, ao longo da fronteira entre o país e o Laos. A análise de DNA revelou que a nova espécie tem entre 17% e 25% de divergência genética de outros milípedes gigantes.

como uma joia
Sphaerobelum turcosa. No centro de dorso há vários tons azul-turquesa intercalados com linhas pretas. Os lados do corpo são amarelo-claros.

Descobertas como essa são valorosas porque além de auxiliar na proteção de uma espécie que pode estar em perigo crítico de extinção, ajudam a preservar seus habitats, além da fauna e flora associada, e facilitar a liberação de recursos para estudos na região.

Fontes e referências:

Ruttapon Srisonchai, Natdanai Likhitrakarn, Chirasak Sutcharit, Thierry Backeljau and Piyatida Pimvichai. 2023. A New Jewel-like Species of the Pill-millipede Genus Sphaerobelum Verhoeff, 1924 (Diplopoda, Sphaerotheriida, Zephroniidae) from Thailand.  ZooKeys. 1181: 41-57. DOI: 10.3897/zookeys.1181.109076

Apoie o Biólogo

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile