Biólogo

Complexo de Golgi

Complexo de Golgi é uma organela encontrada na maioria das células eucarióticas. Entre suas muitas funções essenciais, destaca-se o papel central no processamento e distribuição de substâncias na célula.

Complexo de Golgi, uma organela de múltiplas funções

2/9/2021 ::  Por Josué Fontana

Mais de um século após a descoberta do Complexo de Golgi já sabemos de muitas atividades e funções importantes desempenhadas pela organela nas células. 

Entre essas atividades está a secreção de proteínas ribossomáticas e a sua distribuição nas vesículas.

Atuando assim em processos de distribuição celular, mas também auxiliando no armazenamento, transformação ou remessa de substâncias, funciona como uma autêntica estação de coleta e despacho de produtos proteicos recebidos do retículo endoplasmático.

Em células animais, geralmente se encontra próximo ao núcleo e é formado por cisternas, compartimentos achatados definidos por membranas conectadas. Esse conjunto pode ser comparado em sua forma a uma pilha de pratos, sendo que cada uma dessas pilhas de Golgi contém, geralmente, 4 a 6 cisternas.

Na maioria das células vegetais, encontram-se centenas de pilhas independentes espalhadas próximas ao retículo endoplasmático. Essa organização depende dos microtúbulos, e em caso de despolimerização o aparelho de Golgi é disperso em várias pilhas.

Outros nomes: Aparelho de Golgi, complexo golgiense, dictiossoma ou golgiossomo 

A estrutura foi descoberta ocasionalmente em 1898 pelo médico Camillo Golgi, em uma pesquisa sobre o sistema nervoso. Por seu tamanho relativamente grande dentro da célula, o Complexo de Golgi foi uma das primeiras organelas a ser descrita e observada em detalhes. 

Uma organela de múltiplas funções

As proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático são embaladas em vesículas, que se fundem com o aparelho de Golgi. Essas proteínas são modificadas e destinadas à secreção por exocitose ou para uso na célula.

Tráfego de proteínas                   

Fontes e referências:
Comentários do Facebook
Sair da versão mobile