Importância da biofísica: O estudante ou pesquisador biofísico pode analisar e compreender através desta ciência diversos fenômenos que são parte do funcionamento do corpo humano e de outros organismos. Assim os biofísicos buscam entender os problemas e buscar soluções.
Importância da biofísica
Está se tornando cada vez mais comum para os biofísicos aplicar os modelos e técnicas experimentais derivadas da física, bem como matemática e estatística, a sistemas maiores, como tecidos, órgãos, populações e ecossistemas.
Modelos biofísicos são amplamente utilizados no estudo da condução elétrica em neurônios individuais, bem como na análise de circuitos neurais em tecidos e cérebro inteiro.
Além dos campos biofísicos tradicionais, como biologia estrutural ou cinética de enzimas, a biofísica moderna abrange uma gama extraordinariamente ampla de pesquisas, da bioeletrônica à biologia quântica, envolvendo ferramentas experimentais e teóricas.
Biofísica molecular – Importância da biofísica
A biofísica molecular é uma área de pesquisa interdisciplinar em rápido desenvolvimento que combina conceitos em física, química, engenharia, matemática e biologia.
Este campo de estudo procura entender os sistemas biomoleculares e explicar a função biológica em termos de estrutura molecular, organização estrutural e comportamento dinâmico em vários níveis de complexidade.
Física Médica – Importância da biofísica
A Física Médica é o uso dos conhecimentos da física para a medicina.
Geralmente, sua aplicação é utilizada para imagens médicas e radioterapia, embora um físico médico possa trabalhar também em outras áreas da saúde. Esse ramo da física multidisciplinar – pois trabalha com conceitos e técnicas básicas e específicas de física, biologia e medicina – possui um grande campo de atuação.
Aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporcionando bases e compreensão para as modernas tecnologias médicas e estabelecendo critérios de utilização dos agentes físicos na área de saúde.
A física médica também participa, em conjunto com outras profissões, na elaboração das bases necessárias de medida das variáveis biomédicas, desde calibração de equipamentos e medições de controle de proteção radiológica até controle de qualidade nos equipamentos físicos empregados na área da saúde e pesquisa.
A demanda pela qualidade de imagens, desempenho dos equipamentos e estruturas dos serviços radiológicos, bem como a evolução dos sistemas de aquisições de imagens (sistemas híbridos), e as exigências das agências regulatórias, tornaram a presença desse profissional indispensável em qualquer serviço de radiologia.