Biólogo

O erro de Mendel

O erro de Mendel: Reconhecemos hoje Mendel como o “pai da genética”, o gênio incompreendido de sua época que, sem saber, criou um campo novo das ciências mas não teve seu trabalho reconhecido em seu tempo. Por quê?. Onde teria errado?

O erro de Mendel? Uma reflexão

28/5/2021 ::  Por Josué Fontana

Nenhum cientista de sua época percebeu a importância do trabalho com plantas de Mendel, o monge, ignorado e esquecido sem que ninguém fosse capaz de ver a grandeza científica de sua obra. Mas o que será que ele podia ter feito de diferente? Qual foi o seu grande erro?.

O erro de Mendel

Essa é a proposta feita no bem humorado vídeo abaixo. Ao repassar os principais acontecimentos da vida de Gregor Mendel, o autor provoca o expectador a fazer uma análise. 

Faz também uma comparação com o contemporâneo Charles Darwin. Diferentemente de Mendel, ele era mais comunicativo e tinha mais inserção no meio científico-acadêmico do que o monge. Claro, também tinha um pai rico que patrocinava seus estudos, mas isso não vem ao caso.

O que importa é que Darwin teve sua atenção para sua tese imediatamente após a publicação — para o bem e para o mal: Darwin também foi alvo de muitas críticas, mas A origem das espécies foi um sucesso imediato.

Bem, melhor ver o  vídeo e tirar suas próprias conclusões.

Caso queira se aprofundar mais na vida de Mendel, seguem algumas sugestões:

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile