O perigo do desprezo à ciência: Os trágicos acontecimentos recentes vêm cobrando um preço altíssimo por termos ignorado os dados científicos. Estamos em um momento em que terraplanistas e negacionistas estão nos mais altos cargos públicos, e as consequências estão aí.
O perigo do desprezo à ciência
Terra plana, movimento antivacinal, ceticismo climático e muitos outros negacionismos se multiplicam por aí.
Na era moderna, teorias pseudocientíficas foram adotadas por muitos grupos e indivíduos não afiliados, usando as redes sociais.
A ciência não é perfeita. Tem suas lacunas e está sempre aberta à contestação. Mas, para todos os efeitos, é o melhor que temos.
Negacionismo
Negacionismo (do francês négationnisme) é a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. Trata-se da recusa em aceitar uma realidade empiricamente verificável, sendo essencialmente uma ação que não possui validação de um evento ou experiência histórica.
O negacionismo climático refere-se ao pensamento daqueles que negam a realidade do aquecimento global ou, ao menos, negam que os seres humanos tenham um papel relevante neste fenômeno. Essas alegações são consideradas pseudocientíficas porque recusam o valor de muitas observações, cálculos e medições que convergem para a mesma direção.
De modo geral, as emissões mundiais de gás carbônico só cresceram, apesar do alerta dos pesquisadores sobre as gravíssimas consequências para a camada de ozônio e agravamento do aquecimento global.
Os argumentos negacionistas foram refutados pelo conhecimento acumulado em uma vasta quantidade de estudos, levados a cabo pelos melhores climatologistas e geocientistas da atualidade.
Conhecimento hoje sintetizado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, que desde 1990 publica relatórios periódicos revisando a melhor bibliografia científica disponível, empregando um grande número de especialistas nesse trabalho.
“As leis da física não são negociáveis”
Negacionistas na pandemia
Epidemiologistas apontaram que o isolamento social é a medida mais eficiente para conter a transmissão do novo coronavírus. No entanto, alguns líderes políticos acharam que poderiam ignorar tal precaução.
Alguns países estão pagando com muitas vidas por seus líderes terem ignorado o alarme dos cientistas.
No Brasil, sociedade e governo se mobilizaram para impedir o governo de se opor as medidas de proteção das vidas.
Será que com essa crise da saúde mundial vamos aprender a valorizar mais a ciência?
Links relativos:
- Por que salvar vidas ou a economia na crise do coronavírus é um falso dilema
- Covid Deniers: How shadowy social media groups are spreading myths and conspiracy about coronavirus