Profissão Entomólogo: Você sabe o que é a entomologia? E o que faz um entomologista?
No vídeo os pesquisadores Jane Costa (IOC Fiocruz) e Márcio Felix (IOC Fiocruz) contam sobre suas trajetórias no mundo da ciência, as pesquisas que desenvolvem em Entomologia e o trabalho de curadoria de coleções científicas.
Profissão Entomólogo
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra. Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, sendo que quase 1 milhão destas espécies já foram catalogadas.
Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos.
Existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos e grilos), 170 mil de Lepidópteros (borboletas e mariposas), 120 mil de Dípteros (moscas), 82 mil de Hemipteros (percevejos e afídeos), 350 mil de coleópteros (besouros) e 110 mil de Hymenópteros (abelhas, vespas e formigas).
Importância do estudo dos insetos – Profissão Entomólogo
Muitos insetos são considerados daninhos porque transmitem doenças, danificam construções ou destroem colheitas e muitos entomologistas economistas ou agrônomos se preocupam com várias formas de lutar contra eles, por vezes usando inseticidas mas, cada vez mais, investigando métodos de biocontrole.
Apesar destes insetos prejudiciais terem mais atenção, a maioria das espécies é benéfica para o homem ou para o meio ambiente.
Muitos ajudam na polinização das plantas (como as vespas, abelhas e borboletas) e evoluíram em conjunto com elas – a polinização é uma espécie de simbiose que dá às plantas a capacidade de se reproduzirem com mais eficiência, enquanto que os polinizadores ficam com o néctar e pólen.
Saiba mais sobre a Importância dos insetos
O papel dos insetos – Profissão Entomólogo
De fato, o declínio das populações de insetos polinizadores constitui um sério problema ambiental e há muitas espécies de insetos que são criados para esse fim perto de campos agrícolas.
Alguns insetos também produzem substâncias úteis para o homem, como o mel, a cera, a laca e a seda. As abelhas e os bichos-da-seda têm sido criados pelo homem há milhares de anos e pode dizer-se que a seda afetou a história da humanidade, através do estabelecimento de relações entre a China e o resto do mundo.
Em alguns lugares do mundo, os insetos são usados na alimentação humana.