Profundezas: Acompanhe um time de “aquanautas” em uma expedição submarina denominada Aquarius. O foco da missão é o estudo da saúde e da reprodução dos corais, que acrescentará um entendimento global deste vital recurso marinho.
Profundezas: Vida Submarina
O programa Aquarius é operado por uma equipe de biólogos e técnicos do Centro Nacional de Pesquisa Submarina, situado na Universidade da Carolina do Norte.
Os ‘aquanautas’ na expedição submarina Aquarius focam no estudo da saúde e reprodução dos corais buscando um entendimento global do recurso marinho.
Documentário completo Discovery – Profundezas Vida Submarina
Em 16 de julho, O One World One Ocean se juntará a uma equipe de aquanautas liderada pela Dra. Sylvia Earle para uma expedição de 6 dias para a Aquarius Reef Base, localizada no Florida National Keys National Marine Sanctuary.
Desde 1993, a “Inner Space Station” dos Estados Unidos, o Aquarius nos ajudou a entender o desaparecimento dos recifes de corais, a treinar astronautas da NASA para o espaço e a pesquisar esponjas de mar, a fonte de drogas contra o câncer.
É um dos projetos mais relevantes do planeta e seu orçamento foi cortado.
A Importância dos Recifes de coral
Os recifes de coral são formados com o acúmulo de esqueletos calcários de corais e de certas algas. Com o tempo, em condições favoráveis, um recife de coral pode transformar-se numa ilha ou em um atol.
Apesar dos recifes de coral serem menos de 1% da área total de oceanos do mundo, aproximadamente metade de todas as espécies conhecidas de peixes marinhos encontram-se concentrados nestas águas tropicais.
Das aproximadamente 48 000 espécies reconhecidas de vertebrados, mais de metade (24 600) são peixes. Destes, mais de 60 % vivem exclusivamente em ambientes marinhos. (Mais em recifes de coral.)