Tubarão-cobra: O tubarão-cobra (ou tubarão-enguia) é uma espécie muito interessante da família Chlamydoselachidae, que contém apenas o tubarão-cobra como espécie não-extinta.
É um dos animais mais antigos do planeta que ainda persistem. Já foram encontrados fósseis com cerca de 80 milhões de anos.
Tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus)
O animal adulto tem cerca de dois metros de comprimento e habita águas em profundidades que vão desde 600 a 11000 metros.
Avistamentos são raros.
Janeiro de 2015 > Um exemplar foi capturado por um pescador nas águas de Victória, Austrália.
Janeiro de 2007 > Uma fêmea foi filmada em 24 de numa raríssima aparição em águas pouco profundas do litoral do Japão, próximo à cidade de Shizuoka. No entanto, o espécime se encontrava em péssimo estado físico e morreu horas após ser coletado.
Agosto de 2017 > um grupo de cientistas capturou acidentalmente um espécime medindo 1,5 metros, perto de Portimão, Portugal. o macho estava numa profundidade de mais de 700 metros.
Novembro de 2017 > O mesmo grupo que coletou um espécime em Portugal anunciou outra coleta na mesma região.
De aparência peculiar, quase nada se sabe sobre o seu comportamento.
Vídeo: Tubarão-cobra
Altamente especializado para a vida nas profundezas, tem um esqueleto reduzido e pouco calcificado e um enorme fígado cheio de lipídios de baixa densidade, permitindo que ele mantenha sua posição na coluna de água com pouco esforço.
É um dos poucos tubarões com uma linha lateral “aberta”, na qual as células ciliadas especializadas são posicionadas em sulcos que são diretamente expostos à água do mar circundante. Acredita-se que esta configuração pode aumentar sua sensibilidade aos movimentos de suas potenciais presas.
Sinônimos da espécie:
Didymodus anguineus
Chlamydoselache anguinea
Referências:
1. Chlamydoselachus anguineus – Species Summary
2. Pescadores capturam tubarão “pré-histórico” com 300 dentes – bbc