Biólogo

Tubarão-galha-branca

Tubarão-galha-branca-oceânico (Carcharhinus longimanus), ou simplesmente Galha-branca, é um grande tubarão que habita mares temperados, tropicais e quentes. Está criticamente ameaçado de extinção, segundo a IUCN.

Galha-branca (Carcharhinus longimanus)

É uma grande espécie de tubarão pelágico. Seu corpo atarracado destaca-se por suas barbatanas longas, de ponta branca e arredondadas.. Também é uma das que mais atacam humanos por engano.

Podendo chegar a medir 4 metros e pesar até 168 quilos. este tubarão é relativamente lento mas bastante agressivo.

Estudos recentes mostram populações em declínio acentuado. Suas grandes barbatanas são altamente valorizadas como o principal ingrediente da sopa de barbatana de tubarão. Como com outras espécies de tubarão, o galho branco enfrenta uma pressão de pesca crescente.

Carcharhinus longimanus ou Carcharhinus maou?

Tubarão-galha-branca no Egito, Mar Vermelho. by Thomas Ehrensperger 

O Galha-branca-oceânico foi descrito em 1831 pelo naturalista René-Primevère Lesson, que nomeou o tubarão Carcharhinus maou. Foi descrito em seguida pelo cubano Felipe Poey em 1861 como Squalus longimanus. O nome Pterolamiops longimanus também foi usado. O epíteto longimanus da espécie refere-se ao tamanho de suas barbatanas peitorais (longimanus em latim significa”mãos longas”). 

As regras da Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica são que, em geral, a primeira descrição publicada tem prioridade. Portanto, o nome científico válido para o tubarão oceânico deveria ser Carcharhinus maou. No entanto, o nome de Lesson permaneceu esquecido por tanto tempo que Carcharhinus longimanus permanece amplamente aceito

Mudanças nas práticas de pesca e nos métodos de coleta de dados levaram a uma mudança na situação na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) atualmente no status de “criticamente ameaçado de extinção” nos oceanos.

Vídeo: Tubarão-galha-branca

Normalmente solitário, é visto em grupos quando há abundância na oferta alimentar, composta por peixes oceânicos e raias e, raramente, aves, crustáceos, lulas e tartarugas.

Galha-branca-oceânico e Naucrates ductor. by peter-koelbl.de

Como toda espécie oceânica, é um animal oportunista precisa aproveitar-se das poucas ocasiões em que lhe aparecem potenciais presas. Em caso de muita fome pode se alimentar de carniça e até de lixo.

Estudos e referências:
Comentários do Facebook
Sair da versão mobile