Biólogo

Vida Eterna

Vida Eterna: O ser humano busca viver para sempre e por mais impossível que pareça, as primeiras pessoas que viverão mil anos podem já ter nascido. Mas como passamos de meros mortais a seres imortais?

Vida Eterna: Documentário HD

Vida Eterna - Documentário completo exibido pelo History channel

Exploraremos o modo como os cientistas tentam prolongar a vida criando órgãos do corpo humano em laboratório, clonando os seres, congelando os mortos e construindo robôs assassinos microscópicos que viverão dentro de nossos corpos extirpando a doença. Esta série investiga como o impossível torna-se possível e o que isso pode significar.

• As Maiores Descobertas da História Genética

É possível viver “eternamente”?

Vida Eterna

Alguns cientistas, futurólogos e filósofos, como Ray Kurzweil, defendem que a imortalidade é possível em humanos nas primeiras décadas do século XXI, enquanto outros defensores acreditam que o prolongamento da vida é uma meta mais viável a um futuro indefinido, com mais avanços da ciência, medicina e tecnologia.

Aubrey de Grey, um pesquisador que desenvolveu uma série de estratégias de rejuvenescimento biomédicos para inverter o envelhecimento humano (chamado SENS), acredita que sua proposta de plano para acabar com o envelhecimento pode ser implementável em duas ou três décadas.

A ausência de envelhecimento proporcionaria seres humanos a imortalidade biológica, mas não invulnerabilidade à morte por lesão física: de acordo com dados estatísticos de 2002, as probabilidades de um indivíduo morrer de tal modo estão uma vez em cada mil e setecentos anos.

• A Incrível Máquina Humana

A vida eterna também pode ser definida como uma existência atemporal, que também não se sabe ao certo a ser exequível, ou mesmo definível, apesar de milênios de argumentos para a eternidade.

Wittgenstein, em especial tem uma interpretação não teológica da vida eterna, escreve no Tractatus que, “Se não definirmos a eternidade como infinita duração temporal, mas intemporalidade, então a vida eterna pertence àqueles que vivem no presente.”

 

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile