Coisas que um biólogo deve saber
Coisas que um biólogo deve saber: Fazer biologia não é para qualquer pessoa. É uma profissão que, como tantas outras, exige uma boa dose de aptidão, talento e, principalmente, dedicação e disciplina.
Coisas que um biólogo deve saber
Vejamos aqui algumas coisas que os biólogos e estudantes devem saber para atuar no mercado.
#1 – Talento sem trabalho não serve para nada. Coisas que um biólogo deve saber

Não há nenhum bom biólogo que não tenha se dedicado com afinco ao seu trabalho.
É preciso motivação, vontade e disciplina para avançar no campo da ciência. É claro que talento e inteligência podem ajudar nessa empreitada, mas somente com muito empenho é possível extrair os melhores resultados.
“As vezes parece que o intenso desejo cria não só suas próprias oportunidades como também seus próprios talentos”. (Eric Hoffer 1902 -1983)

#2 – É preciso amar biologia. Coisas que um biólogo deve saber
Seja para dar uma aula e despertar o interesse dos alunos, passar muitas horas em trabalhos de campo ou laboratórios, viagens ou qualquer outra atividade que um biólogo possa fazer, é preciso muita motivação. Para isso é necessário gostar do que se faz. Assim o trabalho deixa de ser somente uma obrigação, mas também fonte de alegria e prazer.
“Para ser bem sucedido no trabalho, a primeira coisa a fazer é apaixonar-se por ele”.
Mary Lauretta
#3 – É importante publicar em revistas de impacto.
Escolher a revista onde você vai publicar uma descoberta que acabou de fazer, não é uma tarefa fácil.

Todavia, é importante que a escolha seja bem feita, caso contrário, o seu estudo, mesmo que interessante e bem feito, corre o risco de cair no esquecimento, ou pior, sequer atingir o impacto esperado. Por isso, só considere publicar seu artigo em revistas indexadas em bases de dados renomadas (ex: Web of Science, Scopus e Scielo). Para saber mais, sugerimos a leitura do artigo Como escolher uma revista para publicar seu artigo.
“Assim como toda ação tem uma reação, toda atitude tem um impacto que vai mudar o seu destino e modificar a perspectiva dos outros sobre você!” (Mauricio Pereira de Moura via @pensador)
#4 – Paciência é fundamental. Coisas que um biólogo deve saber

O biólogo, como todo bom cientista, deve ter paciência para conseguir os resultados esperados.
De fato, muitas pesquisas se prolongam por diversos anos para serem concluídas.
No Brasil, o cenário não poderia ser diferente. Em tempos de crise e cortes no orçamento é preciso que o profissional tenha paciência, e sobretudo, muita força de vontade para encarar as adversidades.
“Espere com paciência, ataque com rapidez.” – Provérbio Chinês
Em síntese, ser biólogo exige muito mais do que curiosidade científica: requer disciplina, paixão pela área e paciência diante dos desafios. Além disso, publicar em revistas de impacto e manter-se motivado são passos fundamentais para consolidar uma carreira sólida. Portanto, ao unir talento, dedicação e amor pela biologia, o profissional estará preparado para enfrentar as adversidades e contribuir de forma significativa para o avanço da ciência.
Fontes e referências:
- Conselho Federal de Biologia (CFBio). Guia para o ensino da regulamentação e prática da profissão biólogo. 1ª ed. Brasília: Conselho Federal de Biologia, 2024. ISBN 978-65-996956-2-9. [PDF]
- Porto, V. B.; Ávila, M. M. M. O Pesquisador e a Experiência de Formar o Biólogo como Profissional de Saúde. NTQR – Non-Traditional Qualitative Research Journal, vol. 8, 2021, pp. 736–744. DOI: 10.36367/ntqr.8.2021.736-744.









