início bocadomangue Mario Moscatelli

“PIOR NÃO FICA”
Tiririca (possível futuro estadista)

Com esse original e otimista slogan, o famoso senhor Tiririca, se lança na vida política nas próximas eleições em nosso país visando, até quem sabe, ser o mais novo estadista tupiniquim. Junto com ele praticamente dá para se montar um time de segunda divisão, dada a quantidade de ex-jogadores de futebol que também querem representar os anseios de nossa população!

Tem para todos os gostos. Estilistas, ex-artistas, pastores, cantores bregas e “mudernosos”, pagodeiros. Além desse animado e variado elenco profissional, ainda temos, filhos, sobrinhos, netos, afilhados, amantes daquelas caras que se já não conhecemos, de certo lembramos os nomes há pelo menos três décadas de sobrevida política.

Destaco não existir legalmente qualquer impedimento para que qualquer cidadão, independente de sua categoria profissional, opção sexual, time de futebol, credo, escola de samba, venha a se candidatar para algum cargo público.

O desejo de “servir” aos interesses do “polvo”, nesta democracia de cefalópodes acéfalos, só pode ser brecada, desde que, haja alguma mácula na vida do candidato ou candidata que por meio da lei da ficha limpa o tribunal eleitoral vete o tal cívico desejo.

De qualquer forma como é típico em nosso país ou colônia, ao gosto do freguês, existem
inúmeras interpretações legais e tem muito(a) pilantra sendo liberado(a) para continuar
pendurado(a) nas tetas do “puder púbico”.

Mas como digo, só serão eleitos os candidatos que receberem votos. Se ninguém votar
no(a) pilantra, o desejo cívico vai para o espaço junto com o(a) candidato(a).

No entanto em nosso entreposto continental onde a maioria dos colonos tem um acesso
propositalmente miserável à rede de ensino público com professores mal preparados e
pessimamente remunerados como a pior das categorias profissionais e onde a maioria da população de posse de seu celular de última geração usa o jornal que costumo ler para limpar o respectivo traseiro, fica evidente que contrariando o original slogan do senhor Tiririca, com certeza pode ficar bem pior que a atual legislatura, marcada por tantos aloprados, dossiês e investigações que não dão em nada.

Não fosse só isso, o dedo podre do Carioca na hora de votar parece ser uma maldição
genética sem fim! Incrível como consigo adivinhar o futuro político nessa cidadela! Depois de deixar a cidade se favelizar à vontade, comprar brigas constantes com as esferas estadual e federal sem qualquer vantagem para a cidade do Rio de Janeiro, estourar orçamentos associados aos investimentos dos jogos Pan Americanos bem como com a tal cidade da música surda e muda até hoje, o ex-prefeito está cotadíssimo pelas intenções de voto para ser um dos senadores eleitos pelo estado do Rio de Janeiro. Fala sério!

Aí é como eu digo, a sociedade que vota nesse tipo de administrador público merece ser
estuprada diariamente por impostos extorsivos, cair em buraco, morrer nas filas de hospital ou de dengue, levar bala perdida, morar na beira do rio, pois vota nesse tipo de gente que sabe que pode fazer o que quiser com o dinheiro público, pois a estrutura política, ou melhor, as estruturas de quadrilhas, bem montadas dentro do chamado poder público, os protege indefinidamente num país de analfabetos políticos funcionais.

Infelizmente tudo indica que a atual quadrilha, isto é, o atual partido da situação e demais associados em nada deverão mudar. Não que as outras quadrilhas sejam melhores, digo, partidos, mas é sempre salutar, de tempos em tempos, os chefões serem substituídos junto com seus cartões corporativos, visando não criar demasia relação de posse com o poder e com os tais cartões.

Imagina você ter um cartão de crédito/débito onde você gasta o quanto quiser naquilo que lhe der na telha e um bando da babacas ficam pagando suas despesas. Deve ser muito bom, principalmente numa republiqueta de bananas que está entre as oito maiores economias do mundo e talvez em pouco tempo entre as sete!

Enquanto os afortunados pais e mães do “polvo” e demais aloprados gastam à vontade, pouco mais da metade desse mesmo “polvo” que não para de defecar, faz tal atividade fisiologicamente essencial diretamente em valas, canais, rios, lagoas e baías como revelam os dados estarrecedores do IBGE.

CONTAGEM REGRESSIVA
"... finalmente colocaram um grupo de valorosos garis alpinistas para limpar a imundície gerada por alguns porcalhões..."

A região sudeste a mais rica é a mais bem estruturada quanto ao saneamento!. Quando sobrevôo a região metropolitana do Rio de Janeiro e fotografo pelo OLHO VERDE as águas transformadas em patê de merda, fico imaginando como deve ser na região norte, onde a coleta e o tratamento do esgoto continuam sendo uma ficção científica para a maioria da população.

Repito que discordo categoricamente do slogan do senhor Tiririca. Sem dúvida a eleição desse cidadão, é o mais claro indício que as coisas podem piorar, e muito, nesse trem bala desgovernado de dimensões continentais. Sua eleição, bem como a eleição de candidatos profissionais como o ex-prefeito de minha cidade, indicam que o plano de manter a população politicamente analfabeta está dando certo e que as quadrilhas que se apoderaram do poder público continuarão tratando a sociedade como uma criança abestalhada, abandonada e que precisa da orientação de iluminados autodenominados de mãe e pai de povo. Realmente nosso país está se transformando num verdadeiro terreiro, administrado por pais e mães de santo!

Já vi esse filme antes e acabou dando merda! Aliás, é com profunda preocupação que acompanho o cerceamento das liberdades da imprensa independente na América Latina, onde pseudo-democratas de merda com a simpatia de nosso cefalópode presidente, tem buscado de todas as maneiras calar as opiniões contrárias aos pequenos ditadores de fundo de quintal.

Espanta também a simpatia e as boas relações com que o nosso cefalópode estadista tupiniquim tem com ditadores de outras miragens de estados democráticos ou de ditaduras explícitas tudo em nome provavelmente de suas aspirações políticas pessoais onde quem paga a conta são os que pagam os impostos que sustentam entre outras coisas, os cartões corporativos. Mas convenhamos, tudo isso é café pequeno diante dos milhões que são desviados e investidos em obras superfaturadas nos escândalos que permeiam os noticiários todos os anos, até quando ninguém sabe.
Só para não dizer que não avisei, quem ainda tiver paciência, poderá ver as imagens de meu rio de merda no mês de agosto de 2010, onde darei á mim mesmo até 2016 para reverter toda essa caca que vejo lá do alto. Se não for dessa vez, eu terei de buscar outras alternativas, opções, estratégias de forma pró-ativa.

Pensem antes de votar. Os próximos quatro anos estão na ponta dos nossos dedos. Infelizmente como meu bom pai dizia de forma realista: “Não existe ideologia. O que existe é barriga vazia!” Infelizmente as quadrilhas descobriram essa receita.

Para quem for votar, indico que acesse o site www.muco.com.br/home.htm para que pense muito bem em quem vai votar, pois depois que fizer a escolha errada, terá de aguentar as consequências por mais quatro anos.

Mario Moscatelli – Biólogo – Professor de Gerenciamento de Ecossistemas do Centro Universitário da Cidade e executor do projeto OLHOVERDE

Compartilhe   . . .

 

artigo anterior
confira os arquivos

meio ambiente | ongs | universidades | página inicial

A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos