bocadomangue Mario Moscatelli

CAOS

Quando assisti pela televisão aquele automóvel naufragado dentro da cratera criada pela explosão da tubulação da CEDAE, com toda aquela gente em volta olhando para mais aquele "probleminha", imediatamente me veio na cabeça os recentes confrontos da Rocinha, o conjunto de matérias veiculadas pelo jornal O Globo a respeito da vida e morte do Rio Paraíba do Sul, bem como do recentíssimo roubo de armas das instalações da aeronáutica.

A primeira vista assuntos desconexos, mas na minha perspectiva com a mesma causa e raiz. A incapacidade gerencial do poder público executivo nas suas diferentes instâncias em relação aos problemas referentes ao seu dia a dia, já passou da esfera da incompetência para o suicídio coletivo!

Quase tudo em nosso país, principalmente as desgraças, já vem com hora marcada para acontecer. Quando chove mais forte, é inundação nas baixadas com suas favelas naufragando e desmoronamento com favelas acompanhando o barranco morro abaixo. As lagoas transformadas em vasos sanitários pelas "auturidades" produzem sem parar gigogas que em alguns meses, mais uma vez invadirão nossas praias, sob os perplexos olhares de nossos administradores.

Durante três anos consecutivos (2000 - 01 e 02) morreram praticamente 500 toneladas de peixes na Lagoa, após consecutivos anos de desmentidos oficiais e extra-oficiais por parte da CEDAE que salvo erro de minha memória, NUNCA confirmou os mais do que conhecidos lançamentos de esgotos na região.

As desculpas insanas por parte de alguns técnicos da época que representavam a estatal era que aquilo que se via saindo das galerias de águas pluviais, ora eram fezes de cães, ora eram fezes de cavalos, ora a culpa era dos mendigos, provavelmente associados com a "resistência iraquiana".

Um primarismo de desculpas baseado na nossa suposta idiotice e na CERTEZA da impunidade. Pois bem, depois de muita briga, pressão da mídia e atuação do Ministério Público Estadual, parece que alguém resolveu trabalhar e aparentemente, os vazamentos de uns tempos para cá foram reduzidos na Lagoa.

No entanto ao acompanhar a crítica situação do rio Paraíba do Sul que atravessa a principal região econômica do país e principalmente as tímidas ações do poder público do estado do Rio de Janeiro, concluo que todos os deputados que votaram a favor da redução da alíquota do FECAM bem como toda a equipe e familiares de nossas "auturidades", obrigatoriamente bebem água mineral. Paralelamente ao sucateamento do recurso natural água do rio Paraíba do Sul, elemento estratégico de sobrevivência e histórico viabilizador econômico para a espécie humana, acompanho pelos jornais o estado falimentar da CEDAE, empresa monopolizadora dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no estado do Rio de Janeiro. Acrescente-se a isso as fabulosas perdas de água tratada provocada pelo seu sucateado sistema de distribuição. E aí quando explode a tubulação, mais uma vez filho feio não tem pai e dessa vez o culpado foi o Flamengo.

Espera aí, se você sabe da suposta irregularidade, como administrador da estatal, você espera a tubulação explodir e aí lembra da historinha para colocar a culpa em alguém diferente daquela mais do que conhecida patologia que assola boa parte do poder público, conhecida como corporativismo e que no caso da estatal CEDAE, coloca em risco não só essa estratégica empresa como a qualidade ambiental e de vida de milhões de cidadãos?

Entra governo, saí governo e ninguém até hoje, NINGUÉM de fato se interessou em reestruturar, sanear e implementar uma nova filosofia nesta FUNDAMENTAL empresa de IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA.

Infelizmente o que tem passado pelo palácio Guanabara nas últimas duas décadas, tem como único e principal objetivo se manter de alguma forma no poder custe o que custar, mesmo que seja comprometendo nossa qualidade de vida.

Enquanto isso explode mais uma tubulação na zona sul, os tubulões do emissário da baixada de Jacarepaguá tentam "fugir" de seus berços e o esgoto do Jardim Oceânico continua, apesar de minhas denúncias nessa coluna pelo terceiro mês consecutivo, vazando alegremente para a lagoa da Tijuca e valão de Marapendi.
Olha, realmente como dizem, ninguém merece...

Mario Moscatelli - Biólogo - moscatelli@biologo.com.br

.

imprimir
imprimir a página
artigo anterior

meio ambiente | ongs | universidades| página inicial


A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos