bocadomangue Mario Moscatelli

Eu e você, a dois, a três, sufocando de vez...

Preparem o fôlego!

Pois bem, entre uma cratera e outra que aparece na cidade do Rio de Janeiro em conseqüência das redes da CEDAE que explodem insistentemente, do rombo de UM BILHÃO e uns trocadinhos de prejuízo que a estatal transfere para os otários, digo contribuintes, dos desmentidos e dos projetos que a CEDAE não mandou para o governo federal e por isso o Estado do Rio de Janeiro não recebeu nem um dim-dim da grana da União destinada ao saneamento básico, da perda de 54% ou próximo disso que a estatal CEDAE desperdiça em água tratada, perdida na rede de distribuição sucateada ou na falta de cobrança pelo produto fornecido, dos projetos de saneamento da baía da Guanabara e da baixada de Jacarepaguá que só se conhecem parte dos escândalos e atrasos, do dinheiro da multa da estatal petrolífera que deu em pouca coisa prática na erradicação dos lixões da bacia da baía de Guanabara, chegamos finalmente na semana do meio ambiente de 2004.

Muito palanque, muito político plantando pé disso e daquilo, inaugurações e eu aqui na frente do computador sentindo um cheiro de MERDA que faz gosto! Pois é, como já disse no caso da revolta da gigogas, parece que depois de tantos anos recebendo merda de todo tipo, as lagoas da baixada de Jacarepaguá desenvolveram consciência e poder de ação em detrimento de nossa incapacidade social de dar um BASTA para o caos ambiental que se instalou em nosso Estado.

Depois de regurgitar as gigogas no dia internacional da água, há pelo menos uns três dias, as lagunas da baixada, principalmente a da Tijuca, a mais intelectualizada e com melhor visão global do problema, visto que recebe merda de pobre, rico, de perto e de longe, resolveu arrotar em nossa cara todo o seu desgosto pelo nosso estado catatônico de ser e entregar nossa bela região nas mãos dessa "türma" que gosta de falar muito do SENHORIO, mas trata sua obra com se fosse a GENI. Pessoal muito bom de garganta e propaganda, de garfar dinheiro dos fundos de meio ambiente e de não usar nem mesmo a merrequinha que sobrou dos 5% que deixaram no FECAM no ano passado. Sei não, mas cada vez mais tenho CERTEZA que estamos FERRADOS!

Enfim, que nem a dona de casa que descobre que a empregada é uma PORCA pois esconde a sujeira debaixo do tapete, a lagoa da Tijuca pediu uma mão à Iemanjá que por sua vez por meio da ressaca, sacudiu toda a imundície que nós direta ou indiretamente, por ação e principalmente omissão deixamos que diariamente seja lançada na ordem de 1.8 - 2.0 toneladas/segundo nas águas das lagoas e bucolicamente depositada no seu fundo sem oxigênio. Nesse fundo podre, a matéria orgânica em abundância na ausência de oxigênio é decomposta por processos anóxicos que produzem gás sulfídrico e metano. Passa o tempo, e nada de saneamento, até que um dia vem a ressaca sob encomenda e sacode o fundo, e aí é esse cheiro de MERDA no meio do SORRIA VOCÊ ESTÁ NA BARRA!
Cada um comemora a semana do meio ambiente do jeito que achar mais conveniente! As lagoas mais uma vez, mostram que a natureza já perdeu a paciência por aqui!
Imaginem se estivéssemos nos Jogos Pan-americanos, e esse futum pairando na baixada de Jacarepaguá! Ia ser atleta sufocando para todo o lado e a maior e merecida vergonha que essa "türma" e nós otários passivos íamos pagar diante de todo o planeta.
Pensando já de uma forma PRÓ-ATIVA, como alguns políticos alpinitas gostam de falar, eu vou aconselhar ao governo do Estado do Rio de Janeiro, que sejam vendidas mascaras de oxigênio para os moradores da baixada de Jacarepaguá ao preço de um real, como bem gosta de fazer nossas "auturidades" estaduais.
Tenho claro que enquanto as secretarias/políticas de meio ambiente continuarem sendo tratadas como joguetes políticos e administradas por gente que só tem compromisso com seu projeto político, a BACANAL AMBIENTAL VAI CONTINUAR para a felicidade dos despachantes de luxo. Enquanto isso, eu e você, à dois, a três, junto com os peixes, vamos continuar sufocando de vez.......

Mario Moscatelli - Biólogo - moscatelli@biologo.com.br

.

imprimir
imprimir a página
artigo anterior

meio ambiente | ongs | universidades| página inicial

A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos