bocadomangue Mario Moscatelli

BUNDAS PINTADAS, CARAS DE PAU E SEM VERGONHAS

Pois bem, estava eu lá sentado num fórum de meio ambiente semana passada em Vargem Grande, autoridades sentadas na mesa, platéia cheia e os assuntos só para variar eram sobre a questão do saneamento da baixada de Jacarepaguá e demais problemas ambientais da região.

Conversa daqui, dali e mais do que freqüentemente tanto na mesa das “auturidadis” como da platéia era corriqueiro o lançamento de piadinhas relacionadas com a VERGONHA que há pelo menos três meses vem se desnudando diante de toda a nação, digo colônia, onde cada dia consegue ser pior que o anterior, onde milhões jorravam das contas públicas para o bolso de nossa classe política em nome da gatunagem, hoje chamada de governabilidade pelo PTSaudações.

Progressivamente aqueles risos foram inundando minha alma de um profundo NOJO. Foi quando tive a oportunidade de desabafar diante de todos. Expressei no meio da platéia meu profundo desgosto por ouvir tanto da mesa bem como da platéia piadinhas diante do que considero o maior dos escândalos envolvendo o que até bem pouco tempo consistia na maior esperança de fato de mudar essa colônia para algo melhor.

Era justamente enquanto a grande maioria dos colonos fazia piadinhas a respeito do estelionato monumental que acontecia, é que num dos maiores arrochos fiscais da história contemporânea da colônia para a alegria dos banqueiros, onde pagamos por educação que não existe, pagamos por segurança que não existe, pagamos por saúde que não existe, por estradas que não existem, por meio ambiente que está acabando, enfim por tudo que nos é vendido e não entregue é que essa classe política podre vive às gargalhadas.

Não era por outro motivo que nossas lagunas da baixada de Jacarepaguá estavam do jeito que estão, um verdadeiro atoleiro de MERDA, onde o principal responsável pelo milkshake fecal, o Estado do Rio de Janeiro que monopoliza o serviço de saneamento, em nenhum momento foi nem ao menos incomodado legalmente pelo crime ambiental cometido diariamente bem debaixo de nossos narizes. Ficava claro que fora de ambientes bem comportados dos auditórios, cada esfera do poder público, fazia o que podia para atrapalhar a outra esfera nesse palanque do quanto pior melhor no qual nossa cidade se transformou. Infelizmente o meio ambiente havia se tornado num palanque eleitoral para projetos políticos pessoais e dane-se o tal meio, um quarto de ambiente! Finalizando sugeri:

1-Criação de uma câmara técnica que congregasse todo mundo, MP estadual, federal, órgãos ambientais enfim todos que tivessem alguma participação no sistema de licenciamento para que de forma prática e objetiva todas as arestas técnicas e legais fossem resolvidas sem aquela triste novela de correspondências oficias, embargos, enviei, não recebi, que vinham atrasando o saneamento da região;

2-Que as autoridades presentes envolvidas no saneamento da região, desde que os cronogramas fossem desrespeitados mais uma vez, entregassem seus cargos políticos.
Enfim, a platéia bateu palmas, a mesa com as “auturidades” concordou e agora é mais uma vez COBRAR para ver no que vai dar.
Aí estava eu vendo televisão quando passa a reportagem de uma reunião que envolveu a associação comercial de São Paulo onde o deputado, estopim, dedo-duro da quadrilha a que pertencia, dando a tal sustentação ao atual governo federal, foi recebido com palmas pela platéia e mais, sendo que suas piadinhas foram acompanhadas de boas gargalhadas!!!!!!

Aí meu irmão, o negócio para quem pode é pegar um avião, barco, foguete e cair fora, pois todo mundo por aqui enlouqueceu! O cara fala que tem caixa dois, três, quatro com a maior naturalidade, como se estivesse comendo pastel na esquina e toda a platéia atenta aplaude o LADRÃO!

Você assiste interrogatórios onde tem hábeas corpus preventivo, pode mentir, foro privilegiado, ou seja a PUTARIA INSTITUCIONALIZADA PUBLICAMENTE televisionada para toda a colônia garantida por lei! Que lei? Para quem? Enquanto isso, penso naqueles caras encarcerados em cubículos onde no lugar de 50 metem 150, onde um dorme em cima do outro, onde não se recupera NADA, onde se aprende a ter mais ódio por tudo. Olho para aquelas crianças fazendo malabarismo nos sinais, e pergunto onde andam os BUNDAS PINTADAS? O que torna essa gente tão passiva em relação às coisas que não podiam mais acontecer com tamanha CARA DE PAU? Não é só pobre não! É rico, classe média, professor, aluno, pião, todo mundo anestesiado!

Mais fácil sair na porrada, matar, esfolar, esfaquear por causa do “Framengo” que perdeu do Vasco do que pela mãe que morreu na porta do hospital sem atendimento. Não adianta, fica todo mundo me olhando com se eu fosse o maluco, em virtude de minha indignação, ódio à essa PUTARIA TODA! Está achando pesado o vocabulário? E quanto à roubalheira de NOSSO DINHEIRO? O que você está fazendo? Por que os CARAS, BUNDAS, PÊNIS, BARRIGAS PINTADAS não acordam? Precisa do que? Talvez de um show de pagode, ou artistas das novelas fazendo pronunciamentos politicamente corretos, jogadores de futebol com dupla cidadania, quem sabe o que mais?

Olho para a Lagoa, encontro um aratú, mais a frente um marinheiro, alguns frangos dágua, umas marrecas abrigadas no manguezal. Olho para os manguezais, lembro de meu pai e de minha mãe dizendo profeticamente respectivamente: “No Brasil tem tudo, nada funciona” e “Essa gente é frouxa”.

E apesar de toda minha revolta tenho a profunda sensação que os canalhas, os pulhas, os ladrões “ungidos” vão se safar e muitos serão reeleitos nas próximas eleições, onde todo mundo tem o rabo preso com todo mundo, onde se conta no dedo em quem se pode confiar. Assim já aconteceu no governo passado e assim deverá se repetir até um momento que sabe-se lá porque o monstro vai acordar e aí salve-se quem puder. De onde ele virá não se sabe, mais sua gestação está bastante adiantada, ele já está quase aí, falta pouco, muito pouco........

nquanto isso, vai pagando seus impostos bem quietinho no dia certinho, pois se atrasar tem multa e mora, viu? Com certeza, o seu, o nosso dinheiro continuará sendo muito bem usado pela quadrilha política.

Mario Moscatelli - Biólogo - moscatelli@biologo.com.br

comente aqui

BUNDAS PINTADAS, CARAS DE PAU E SEM VERGONHAS .

imprimir
imprimir a página
artigo anterior

meio ambiente
| ongs | universidades| página inicial

opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos