bocadomangue Mario Moscatelli

. . . DIA DO MEIO AMBIENTE NAAAADA!

 

Vai comemorar? O que? Olha em volta e sente o cheiro. Pergunta para os ungidos administradores públicos de Pindorama quanto eles destinam para as questões ambientais. Pergunta quanto o governo federal cortou de investimentos em saneamento básico. Pergunta ao governo do estado do Rio de Janeiro em qual reencarnação é que vai terminar o saneamento básico da baixada de Jacarepaguá e o mais do que famigerado Programa de Despoluição da Baía de Guanabara. Pergunta às três esferas do executivo até quando vão transformar nossa cidade e consecutivamente nosso 1/5 de ambiente em praça de guerra político partidária. Enfim vai perguntando até cansar, pois essa classe despudorada de políticos que em sua maioria se apresentou em outras e vai agora mais uma vez exigir de você e de mim o dever de votar não vai estar nem aí para as suas e minhas perguntas.

O que vai restar mesmo são aqueles plantios simbólicos de mudinhas para cá e para lá com autoridades engravatadas no meio de jovens usados de massa de manobra ou moldura para a fotografia, inaugurações que logo serão abandonadas, simpósios sobre a perspectiva disso e daquilo, a falta de água no mundo, o aquecimento global, a extinção em massa que estamos provocando, onde vamos reclamar e as autoridades de plantão vão vender o seu peixe, mostrando aquela qualidade de serviços apenas à disposição do contribuinte em horário nobre pelos meios de comunicação.

Pois é, é isso mesmo, somos um bando de otários, cornos mansos, que são diariamente roubados, espoliados pela nova aristocracia palaciana, enclausurada por trás de maravilhosos e fantásticos escritórios de advocacia onde o que se diz de manhã não tem o menor valor de tarde.
Não é pouca grana não! São milhões e mais milhões de reais que são semanalmente regurgitados em escândalos divulgados pela imprensa e que de fato não geram nada além de novos escândalos.
E para a saúde? Nada! Os hospitais apodrecem, doentes transplantados morrem por falta de medicamentos e não acontece naaaaaaaaaaaaaa!

E para a educação? Nada! Universidades públicas também apodrecem, visto que quanto mais gente idiotizada, sem capacidade de pensar e argüir, mais fácil de dominar, de assistencializar e ser o grande pai da Nação, do Estado, da favela. Reação ao sucateamento das universidades? Naaaaaaada!
Para cada dólar investido em saneamento básico economizam-se três dólares em saúde. Na contramão dessa lógica, o Brasil, o país que tem mais água doce no mundo, corta os investimentos nessa área e que se danem as crianças com caganeira e as demais moléstias advindas do contato com o esgoto e vamos para a próxima convocação extraordinária que com certeza será bem mais cara da última que nos custou NOVENTA MILHÕES DE REAIS e não rendeu praticamente NAAAAAAAAAAAAAAAAAADA! Reação da população onde 73% dos adultos é considerada tecnicamente analfabeta, naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada!

E aí vem o pobre 1/6 de ambiente, aquele onde depositamos todos os nossos débitos, crescendo sem limites num planeta fisicamente finito. Unidades de conservação paridas e abandonadas, órgãos ambientais sucateados, ausência de políticas ambientais de curto, médio e longo prazo, onde secretarias de 1/9 de ambiente são utilizadas como penduricalhos políticos ou mimos para aspones que não tiveram êxito em suas aventuras eleitorais.

Enfim um verdadeiro prostíbulo, onde tem de tudo e para todos os gostos, com lobistas disfarçados de ongueiros, ongueiros trabalhando de despachantes, uma completa e total zona, bem do jeito que tem sido desde que desembarcaram no paraíso tropical os invasores europeus.
Enquanto isso o Pan 2007 vai chegando, muito patrocínio, muita grana rolando e recuperação ambiental das latrinas na qual se transformaram praias e lagoas? Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada!
E aí, gostou? Então continua não fazendo naaaaaaaaaaaaaada!
Se não gostou, toma vergonha na cara e reage por você e pelos que você tem amor

Mario Moscatelli - Biólogo - moscatelli@biologo.com.br

comente aqui

imprimir
imprimir a página
artigo anterior

| eventos | ongs | universidades | página inicial |

A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos