bocadomangue Mario Moscatelli

"ONDE ESTAVA DEUS?"

 

Com essa indagação, ninguém menos que o próprio papa Bento XVI, indagou-se o que estaria fazendo Deus diante do extermínio de judeus efetuado pelos alemães durante a segunda guerra mundial.

Ora, ora, senhor pontífice, eu lhe pergunto o que estaria fazendo Deus durante todas as guerras travadas nos últimos dois mil anos em seu nome? O que estaria nosso “senhorio celeste” fazendo durante o lançamento das duas bombas atômicas sobre cidades japonesas bem como nos inúmeros testes nucleares no subsolo e na superfície de nosso vulnerável planeta? Por onde andaria o onipresente, durante os massacres ocorridos recentemente entre etnias na África e na Europa Oriental? No que estaria pensando o onisciente a respeito de nossos presídios superlotados, hospitais apodrecidos, conglomerados de favelas, prostituição infantil com promoção de sexo oral por cinqüenta centavos, nos escândalos que não param de se multiplicar nessa nossa republiqueta de merda, bem como em nossa tão pouco profissional gestão de tudo que nosso bom Deus gerou em pacientes bilhões de anos de evolução?

Antes que o senhor me responda, eu lhe garanto que Ele, está fazendo o que sempre fez, isto é, dando liberdade de decisão à criatura que, sabe-se lá porque, evoluiu de tal forma que desenvolveu a faculdade da autoconsciência, de sua existência e finitude material.

Temos planetariamente de perder essa mania brasileira do famoso “filho feio não tem pai”. Tem pai sim! Precisamos claramente ter a consciência que toda essa cagada na política, no meio ambiente, na saúde e nos demais assuntos que dizem respeito à nossa existência, são produtos de nossas escolhas diárias, onde o livre arbítrio é nosso maior presente no processo evolutivo bem como nossa maior cruz. Sim cruz, pois com ela surge a enorme responsabilidade de assumirmos nossos erros, bem como as conseqüências desastrosas e monstruosas de nossas omissões e ações.

Não tem mais essa de Deus quis que fosse assim! Ele provavelmente não deve ter tempo para o varejo. São até o momento, aproximadamente cem bilhões de galáxias com cem bilhões de estrelas, buracos negros, quasares, supernovas, milhares de planetas com formas de vida das mais variadas composições, formas de consciências, enfim muito serviço para Um só administrar!

Deus, senhor pontífice, estava nos judeus que eram trucidados em câmaras de gás, com cada criança, mães e pais, tratados como se fossem NADA, apenas por pertencerem a uma determinada etnia, fé, supostamente inferior a “pura” genética ariana. Deus também estava nos alemães genocidas, em cada neurônio enlouquecido dos assassinos alemães como dos norte americanos, dos homens bomba palestinos e de suas vítimas. Deus está em meus queridos manguezais e lagoas contaminadas por esgoto e metais pesados, como também naqueles que combato por nada fazerem de definitivo na resolução dos problemas ambientais que destroem minha querida cidade do Rio de Janeiro. Ele está em mim, no meu ódio e no meu amor.

Lá está Ele na estátua de seu filho, como na rocha que o sustenta e nas matas que o cercam. Ele está nas estrelas que fito nessa noite, nos olhos de minhas filhas, nas lembranças de meus pais.
Por tudo isso, por estar agora escrevendo essas linhas, no milagre da energia ter se tornado matéria e tomando consciência de sua existência e de tudo mais que nos cerca é que precisamos dar um basta para toda essa onda de imoralidade que nos envolve e domina.

Nosso espírito reptiliano deve ser dominado antes que seja tarde. Estamos aqui talvez apenas como mais uma tentativa evolutiva num contínuo processo de manter o HD genético funcionando, independente do tipo de programa produzido, seja ele inseto, réptil ou mamífero. Precisamos de fato respeitar-nos e o que nos cerca.

Prezado pontífice, Deus está aguardando que tomemos a pílula, aquela que no filme Matrix faz os adormecidos despertarem para a verdadeira e profunda realidade, onde muito do que imaginamos ser essencial é exatamente o reciclável.

Para isso pontífice as religiões ao contrário de adormecer, entorpecer, dividir e justificar matanças em nome do divino, devem trabalhar para o despertar, antes que seja tarde demais

Mario Moscatelli - Biólogo - moscatelli@biologo.com.br

comente aqui

imprimir
imprimir a página
artigo anterior

| eventos | ongs | universidades | página inicial |

A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos