Meio Ambiente bocadomangue Mario Moscatelli

HONRA, DISCIPLINA E DIGNIDADE

Sempre gostei muito de cinema. Posso dizer que fui criado dentro deles. Inicialmente levado por minha irmã e meu pai e posteriormente na maioria das vezes indo sozinho nas famosas pré-estréias do falecido Art Copacabana ou com as namoradas e amigos em horários menos esotéricos.

Os filmes sempre me impressionaram, me influenciaram, seja pelas imagens que produzem como pelas mensagens que passam.

Foi assim com as duas trilogias de Star Wars, a Lenda, 2001 uma Odisséia no Espaço, a trilogia de Matrix, que até hoje me influenciam como com tantos outros filmes na maioria das vezes ligados a fatos históricos, ficção e mitologia.

No meu cérebro todas essas mensagens visuais se misturam e acabam gerando meu comportamento pessoal e profissional, digamos relativamente estranho para a grande maioria das pessoas e até para mim mesmo.
Pois bem, ontem fui ver 300, aquela história baseada na resistência de 300 soldados espartanos contra um mar de legiões de soldados do império persa.
As imagens carregadas, provenientes dos quadrinhos de Frank Miller e das cores do pintor Carravagio, misturadas com a força das carnificinas sucessivas te deixam colado na cadeira. Mas a nível de carnificinas, tanto na trilogia do Senhor dos Anéis, como em Coração Valente, Joana Darc e Gladiador o que não falta é sangue, amputações e tudo de ruim que um confronto franco daquele tipo pode gerar.

Mas o que mais me tocou foram às palavras quase mortas atualmente “Honra, Dignidade e Disciplina”. Confesso estar longe da última, visto que minha natureza indisciplinada, apesar da disciplina religiosa que me foi repassada pelos colégios que estudei, mas que infelizmente na juventude, acabei assumindo a força e a dor da indisciplina latente. Mas em relação à Honra e a Dignidade, algo abstrato que vem de um sentido maior da natureza humana de pensar e distinguir o que é o certo e o errado, algo também bastante abstrato e profundamente relativo, dependendo do tempo e do espaço e principalmente dos interesses econômicos em jogo.

Foi assim nas cruzadas para “libertar” a Terra Santa do julgo muçulmano, foi assim na catequização dos índios visando torná-los “menos selvagens”, está sendo assim no Iraque, visando torná-lo uma “democracia” ao estilo ocidental. Temos sempre os melhores motivos para cometermos os maiores genocídios, os maiores pecados, tudo em nome de uma nobre causa.

 
Clique aqui para ouvir e entrevista para a CBN

HONRA, DISCIPLINA E DIGNIDADE

Mas voltando aos 300 e comparando com nosso modelo de nação pindorâmica, olho em volta e cadê a tal “Honra, Dignidade e Disciplina” ?
Perdeu-se em algum momento de nossa história, numa sociedade local e global cega, surda e muda, que vaga flutuando na queda livre do aquecimento global sem de dar conta que a bomba ambiental já explodiu! Ou vocês acham que os “experts” dizem tudo o que sabem? Lembram do Impacto Profundo? Pois é, imagina tendo a certeza que a coisa vai realmente pegar inicialmente para algumas centenas de milhões de seres humanos o que não aconteceria agora?

Sparta, segundo os historiadores, era um vilarejo que diferente das outras cidades-estado não possuía muralhas, visto que quem quisesse alimentar alguma idéia mais arrojada de dominação daquele pessoal, já sabia que ia dessa para uma outra melhor, pois lá não haveria moleza. Aí lembro da época que eu morando com meus pais em Copacabana, vinha da escola e entrava na portaria da Figueiredo Magalhães 304 sem a mesma estar nunca trancada e quando dava de entrar pelos fundos a entrada da garagem também ficava aberta dia e noite. Isso era em lá por volta de 1977, mas de repente um dia encontrei tanto a portaria fechada como a entrada da garagem trancada. Alguma coisa estava mudando, rápido e para sempre na minha relação com a cidade e com seus moradores. O medo de lá para cá só fez crescer, junto com as portarias fechadas, gradeadas, com seguranças, cercas eletrificadas, câmeras nas portarias, nos elevadores, com portas blindadas, com leitores digitais, leitores de córneas, carros blindados, com a proliferação crescente e absurda de escândalos envolvendo políticos, espertalhões milionários, sem qualquer punição na maioria dos casos, seqüestros, balas perdidas e achadas e medo crescendo, sempre e sem parar.

HONRA, DISCIPLINA E DIGNIDADE
LAGUNA DA TIJUCA / BARRA DA TIJUCA / RIO DE JANEIRO TRANFORMADA NUMA
LAGUNA MULTICOR DE MERDA, LIXO, CIANOBACTÉRIAS, IMPUNIDADE E APATIA

Afinal penso entre uma carnificina e outra, que merda de gente nós somos? Recuamos tanto diante do lixo que vimos e vemos que a proliferação de fobias engorda as indústrias farmacêuticas de antidepressivos e calmantes, controlando a resposta por tanto medo, Medo de tudo e de todos, sem que de fato nós enfrentemos o monstro que nossa apatia, nossa falta de HONRA, DISCIPLINA E DIGNIDADE para com nosso presente e o futuro de nossos descendentes, escravos do medo, que nos tornamos algo indefinível, amorfo, sem gosto e inodor.

A sociedade do “tanto faz”, do “não vai adiantar mesmo”, do “deixa para lá” e vamos desabando como mortos vivos, indecentemente irresponsáveis pelas indecências cometidas pelas nossas ações e omissões.

Não foi à toa que no filme dos 300 o grande traidor de Sparta, estrupador da rainha, era um político comprado por um saco de medalhas com a efígie do deus-rei persa. Cada vez mais fica claro que a classe política tanto aqui como por todo o planeta vai sendo identificada como do que há de mais podre na espécie humana, desprovida de qualquer Honra, Dignidade e Disciplina, salvo as estatísticas exceções de praxe.

Sinto nesta Páscoa, onde a maioria nem sabe pelo que, nem para que, se fica em casa, é que precisamos alimentar em nossos corações HONRA, DISCIPLINA E DIGNIDADE contra as hordas de inimigos que insistem em destruir e pilhar nossos recursos naturais, que insistem em degradar nossas lagoas, nosso ar, alimentados exclusivamente pelo nosso medo e apatia.

No dias em que a cristandade lembra do martírio e da ressurreição de Cristo é que os ecos do futuro exigem de todos nós, cristãos, muçulmanos, judeus, budistas, agnósticos e de todos que têm algum compromisso com o futuro: HONRA, DISCIPLINA E DIGNIDADE!

Mario Moscatelli - Biólogo - moscatelli@biologo.com.br

comente aqui

imprimir
imprimir a página
artigo anterior
confira os arquivos

.

| eventos | ongs | universidades | página inicial |

A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos