Meio Ambiente bocadomangue Mario Moscatelli

EXTINÇÃO NO PAÍS DA IMBECILIZAÇÃO

Segundo as informações encaminhadas pela mídia e baseadas em estudos científicos, as atividades humanas têm sido responsáveis pela aceleração natural do processo de extinção das espécies existentes MIL vezes acima da velocidade normal do que era de se esperar.


Paralelamente, a cada fragmento de ecossistema, pesquisadores em todo mundo, encontram novas espécies das tantas milhares que já desapareceram sem mesmo terem sido observadas.

Como deve ser o último de uma espécie? Aquele derradeiro fim das informações genéticas acumuladas, selecionadas durante sabe-se lá quanto tempo, simplesmente finalizadas tal como aconteceu com meus dois HDs. Tudo perdido, irremediavelmente perdido, aquela sensação de vazio, aquelas lembranças de tudo que você havia escrito, fotografado e que agora estão perdidos para sempre. Imagino o sentimento da Mãe Natureza diante de um de tantos outros milhares de seus projetos, eliminados por um “vírus” que nada respeita, diante de sua tamanha arrogância e ignorância.

Diante da semana do 1/50 de ambiente, políticos apressam-se para eventos sócio-ambientais, inaugurações, criações de mais unidades de conservação e aí fico pensando no caso do IBAMA e da recém–criada Fundação Chico Mendes.

Alguns alegam que vai ser melhor assim. Mas se fosse para ser melhor, qual o motivo de não terem feito a tal criação do instituto antes da atual crise simbolizada na mídia entre desenvolvimentistas e ambientalistas? Saliento que se já era programada a divisão de tarefas do IBAMA, a hora para materializá-las não poderia ter sido pior, visto que a impressão que ficou, para não dizer a certeza, foi a que se não liberarem as licenças para os empreendimentos “dos olhos” do atual governo, “eu” arrumo quem libere!.

EXTINÇÃO

Pois é, e assim a política federal de 1/60 de ambiente fica subserviente dos interesses econômicos e políticos dessa empresa e daquele partido. Muito ruim mesmo! Para piorar as coisas, alguns interlocutores dos desenvolvimentistas, afirmam que se não construir as hidroelétricas, corre-se o risco de um novo apagão, ou parte-se para a construção de usinas nucleares, claramente trabalhando sob a muito bem desenvolvida, em inúmeros países, teoria do medo, isto é, se não fizer o que eu mando, “vocês ambientalistas vão se ferrar”. Como eu não acredito em “auturidadi púbica” seja aqui em pindorama, nem no resto do planeta, fico sempre com aquele gosto amargo que quando entra dinheiro na parada, dificilmente onde “73% da população” é tecnicamente analfabeta, consegue-se fazer alguma coisa para reverter o processo em andamento.

O que temos todos de ter claro é que o órgão ambiental federal, NÃO PODE SER ESCULACHADO PUBLICAMENTE, como foi pelas nossas “auturidadis”, visto que é ele que operacionaliza a política em campo, nas unidades de conservação e nas suas demais atribuições. Em contrapartida, recebi um email de um anônimo, afirmando que o “O IBAMA é um cabide de empregos, cheio de vagabundos e corruptos. Realmente mais atrapalha do que ajuda”. Particularmente acho, dizer que só tem ladrão, é o mesmo erro de afirmar que só tem santo! Também considero que nada é perfeito e tenho certeza que precisamos URGENTEMENTE pagar bem seus bons funcionários, expulsar e processar os corruptos, disponibilizar recursos financeiros para que o órgão possa de fato cumprir sua tarefa, essencial para o país que abriga 20% das espécies conhecidas do planeta. Desdenhar dessa informação é uma miopia sem medida e um atestado de imbecilidade.

Fora isso, chegamos rapidamente aos jogos Pan Americanos onde eu tenho a certeza que minha querida cidade vai passar vergonha internacional em virtude das chagas ambientais que tanto as “auturidadis” como os responsáveis pelo COB, não lhe deram a menor pelota, e, portanto estarão aí para quem quiser ver e sentir olfativamente. Infelizmente empurraram com a barriga até onde não dava mais e assim a menos de 40 dias temos aquele mesmo patê de fezes de sempre regado a molho de gás sulfídrico e metano na região da baixada de Jacarepaguá. Eu quero ver como aqueles atletas vão ter de lidar com o futúncio que terão de enfrentar diariamente e ter de se esforçar para garantir suas medalhas.

Enquanto isso a Polícia Federal prende, a Justiça solta, milhões de reais são desviados, obras são super-super-super-super-super-super-super-super-super super-super-super-super-super-super-super-super-super FATURADA$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, faltam professores nas escolas municipais e estaduais para o deleite dos que querem se perpetuar do assistencialismo eterno, alimentado pela imbecilidade generalizada e as festas regadas com uísque, champanhe, muito caviar e prostitutas de luxo à vontade devem continuar a toda na cidade do faz de conta do planalto central regado com a maior carga tributária planetária.
Finalizando a notícia que traz expectativas positivas para um breve futuro ambiental tem sido a atuação da secretaria de ambiente de nosso estado, onde como já disse, pela primeira vez tem alguém sentado na cadeira de secretário que entende de fato do assunto. Alie-se a isso os bons sinais que vem sendo emitidos da “nova CEDAE” que podem estar tirando essa empresa estratégica do fundo do poço da incompetência e da má gestão em direção a eficiência e qualidade dos serviços.

Enfim, enquanto escrevo essas linhas, mais algumas formas de vida podem ter desaparecido para sempre bem como o futuro de milhões de crianças brasileiras condenadas pela mediocridade do ensino público oferecido a elas.

Ninguém merece...........

Mario Moscatelli - Biólogo - moscatelli@biologo.com.br

comente aqui

imprimir
imprimir a página
artigo anterior
confira os arquivos

.

| ongs | universidades | página inicial

A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos