.Planeta
Oceano
Agenor Cunha da Silva
Artigo de fevereiro
Ao voltar a elaborar esta comunicação para o "Jornal do Biólogo", como Geocientista e como Professor começo a me questionar se a validade destes artigos se restringe apenas aos meus alunos ou se realmente pode ter uma abrangência maior. Ao vir abordando aspectos diretamente ligados aos problemas ambientais, tenho tido a preocupação de procurar apontar possíveis soluções. Na sala de aula preocupo-me não apenas com a aprendizagem daquilo que o Programa me obriga a ensinar. Sempre me gratifica quando pelas avaliações consigo constatar que grande parte dos alunos, após o semestre, passa a ter outra perspectiva das ações que devem ser adotadas para os problemas ambientais. O conhecimento certamente pode abrir inúmeras oportunidades. Avaliar as características do ambiente marinho costeiro, como parte do desenvolvimento de Projetos, tem sido tarefa comum na formação dos alunos da Universidade Santa Úrsula. Neste sentido, ao solicitar a elaboração de Projetos dentro de uma ótica sistêmica procuro definir, através da aplicação de conceitos básicos da Geomorfologia Costeira, as principais fases ou condições que devem ser atendidas.
O Brasil com aproximadamente oito mil quilômetros de costa parece não se dar conta desta situação. Não temos uma cultura voltada para o mar nem a plena consciência da sua importância. A visão Geosistêmica, que venho tentando implantar nos cursos que ministro, certamente é essencial para o desenvolvimento de qualquer Projeto na Zona Costeira. É necessário que todos os que se formam em uma Universidade tenham capacidade de atentar para a grande importância e significado que os recursos marinhos e os mares possuem para as populações das zonas costeiras. Somente assim, se poderá garantir que os Programas voltados, para o gerenciamento eficiente e eficaz da Zona Costeira, possam ser aplicados corretamente. As ações de cunho político somente passarão a ter efeito quando suas ações estiverem alicerçadas em costumes que colocam em evidencia políticas preservacionistas adquiridas com educação desde os primeiros anos de estudos até ao grau universitário. MSC.
Agenor Cunha da Silva - agenor@biologo.com.br |
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