Biólogo

As 12 novas espécies de lagartixa

12 novas espécies de laqartixas: 2021 foi um ano repleto de fantásticas descobertas de novas espécies feitas por biólogos em diversas partes do mundo. Entre essas, chamou a atenção um estudo descrevendo 12 novas espécies de lagartixas das montanhas Western Ghats, na Índia, 10 das quais não são encontradas em nenhum outro lugar.

12 novas espécies de laqartixa

6/5/2022 ::  Marco Pozzana, biólogo

Durante quatro anos de pesquisa de campo na cadeia de montanhas de 1.600 quilômetros, Western Ghats, na Índia, cientistas descreveram 12 espécies de lagartixa novas para a ciência. O estudo, que inclui uma filogenia atualizada do gênero Cnemaspis, foi publicado na revista Zoological Research em novembro de 2021.

Lagartixa “Jackie Chan” C. jackieii. © Sunak Pal

Entre essas lagartixas recém-descritas, uma ganhou um nome particularmente divertido, que reflete o comportamento que os biólogos descreveram como “quase impossível de pegar”. Foi batizada com o nome do famoso ator e praticante de artes marciais, Jackie Chan. 

Como todas as novas espécies descobertas — 10 entre elas endêmicas — são dos Gates Ocidentais, uma cadeia de montanhas de rica biodiversidade, a descoberta é, ao mesmo tempo, valorosa e preocupante. Isto porque a região está ameaçada pelo desmatamento e degradação ambiental. 

Endêmicas e possivelmente ameaçadas

Uma população humana crescente está impactando os frágeis habitats por meio da expansão de áreas urbana e ameaças como a extração de madeira, construção de barragens e disseminação da agricultura. 

Cnemaspis balerion, nomeada com o nome de uma dragão da série “Game of Thrones”. © Sunak Pal
Alfred Wallace

A busca pelas lagartixas fazia parte de uma pesquisa maior em herpetologia nessas montanhas, procurando espécies criticamente ameaçadas na região diversificada. A expedição se concentrou principalmente na porção sul, por ser mais diversificada. No laboratório a equipe analisou o DNA das lagartixas e usou scanners modernos para observar a estrutura óssea e confirmar que as espécies eram novas.

As novas lagartixas foram consideradas como de hábitos diurnos por causa de suas pupilas circulares, melhor adaptadas às condições de luz diurna do que as pupilas em forma de fenda, comuns em lagartixas noturnas.

Uma das espécies, a Cnemaspis wallaceii, ou a lagartixa da floresta de Wallace, foi nomeada para homenagear o grande naturalista Alfred Russel Wallace. Outra, C. balerion, foi nomeada com o nome de uma dragão da série “Game of Thrones”.

Nomes de espécies divertidos e criativos são considerados importantes para chamar a atenção das pessoas e ajudar na conservação das mesmas. Não à toa, os biólogos escolheram nomes de dragões, constelações, famosos cientistas e celebridades do cinema para batizar suas descobertas.

As novas espécies do gênero Cnemaspis

C. balerion; C. lithophilis; C. rubraoculus; C. nimbus; C. wallaceii; C. smaug; C. regalis; C. galaxia; C. nigriventris; C. flavigularis; C. palanica; C. jackieii.

Fontes e referências:

apoie o biólogo

Comentários do Facebook
Sair da versão mobile