BiodiversidadeZoologia

Maiores descobertas de espécies em 2021

Maiores descobertas: 2021 foi marcado por incríveis descobertas de novas espécies de animais e vegetais. Abaixo, listamos algumas entre aquelas que deixaram cientistas e amantes do mundo natural boquiabertos. artigo original www.biologo.com.br

Maiores descobertas de espécies em 2021

26/5/2022 ::  Marco Pozzana, biólogo

No ano passado tivemos espécies recém-descritas em todos os continentes. Entre os fantásticos animais que até pouco tempo eram desconhecidos pela ciência, tivemos um morcego laranja da África Ocidental e até duas novas espécies de corujas em nosso país.

Todavia, é bom salientar que isso não significa que esses animais não eram conhecidos pelas comunidades locais ou pelos indígenas. A lista abaixo foi baseada na seleção feita pela revista Mongabay.

Weird Animals GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Top espécies de 2021

>> Mamíferos

A fantástica nova espécie de morcego- Nimba myotis (Myotis nimbaensis)

Morcego-de-pêlo-laranja (Myotis nimbaensis) – Em artigo na revista American Museum Novitates, cientistas do Museu Americano de História Natural e do instituto Bat Conservation International descreveram uma espécie de morcego.

Trata-se de um impressionante animal que vive nas cavernas e túneis de mineração das montanhas Nimba, na Guiné, cuja característica principal é a peculiar pelagem laranja com pigmentação dicromática preta na asa.

Nova espécie de baleia: (Balaenoptera ricei)

⊗ Nova espécie de baleia (Balaenoptera ricei) – Pesquisadores usaram dados genéticos e o corpo de uma baleia encalhada para confirmar que um grupo de baleias no Golfo do México que se pareciam com a baleia-de-bryde — nome comum dado a duas espécies de baleias, Balaenoptera brydei e a Balaenoptera edeni — eram, na verdade, uma nova espécie. 

>> Aves

Corujinha-de-Alagoas

Corujinha-de-alagoas (Megascops alagoensis) – Entre as espécies de animais recém-descritas em 2021, a fauna brasileira ganhou duas novas corujas, entre elas, a corujinha-de-alagoas (Megascops alagoensis), já tida como em perigo crítico de extinção.

Corujinha-do-xingu (Megascops stangiae) – Ave strigiforme da família Strigidae. Foi recentemente separada da corujinha-das-guianas, e é endêmica da C.E do Xingu (Centro de Endemismo).

>> Anfíbios e répteis

Lagartixa veloz "Jackie Chan".

⊗ As 12 novas espécies de lagartixa (Cnemaspis jackieii +11) – Um estudo descreveu 12 novas espécies de lagartixas das montanhas Western Ghats, na Índia, 10 das quais não são encontradas em nenhum outro lugar. Entre essas lagartixas recém-descritas, uma ganhou um nome particularmente divertido, foi batizada com o nome do famoso ator e praticante de artes marciais, Jackie Chan.

Uma cobra mortal (Bungarus suzhenae) – Entre as mais interessantes espécies descritas em 2021 está uma cobra venenosa asiática, de um dos grupos mais letais e de maior importância médica. O réptil é encontrado em campos de arroz e riachos em florestas de monções no sudoeste da China e norte de Mianmar em altitudes de 800 a 1.560 metros acima do nível do mar.Oligodon churahensis

⊗ Nova espécie de cobra descoberta no Instagram (Oligodon churahensis) – Um herpetólogo olhava a rede social quando uma foto postada por um estudante de pós-graduação da região do Himalaia, na Índia, chamou sua atenção. O animal revelaria pertencer à uma espécie então desconhecida.

3 espécies novas de orquídea

>> Orquídeas

3 espécies novas de orquídeas (Lepanthes sp)Cientistas descreveram três espécies em uma publicação na revista PhytoKeys em 2021. Duas já são consideradas criticamente ameaçadas de extinção. As prquídeas recém-descritas estão no gênero Lepanthes, grupo muito diversificado, com cerca de 1.100 espécies. 

Fontes e referências:

apoie o biólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook