Biologia

Ecoturismo na Amazônia

Descobrindo o Ecoturismo na Amazônia:  a Amazônia é um dos tesouros mais incríveis do mundo. Além de ser a maior floresta tropical do planeta, possui uma área de pouco mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, incluindo sete estados brasileiros e nove países da América do Sul.

Descobrindo o Ecoturismo na Amazônia

por Josué Fontana :: 27/2/2024

A Amazônia também é um dos ecossistemas mais diversos e importantes para a biodiversidade global. A região abriga milhões de espécies de animais e microrganismos, árvores e plantas, muitos dos quais ainda não foram classificados ou estudados pela ciência.
Sem dúvida, a região amazônica é um dos melhores destinos do mundo para ecoturismo. Existem muitas opções de pacotes de viagem que permitem comprar passagens aéreas e reservar roteiros personalizados para explorar todos os tesouros naturais de forma sustentável e de acordo com as necessidades e desejos de cada viajante.

Ecoturismo na Amazônia: onde a aventura e a natureza se encontram
O ecoturismo na Amazônia oferece uma experiência única para pessoas em busca de uma conexão profunda com a natureza. A floresta possibilita uma imersão total no ambiente natural, mas também promove práticas sustentáveis que contribuem para a conservação da região.
Além de apreciar a beleza exuberante e a rica biodiversidade, quem visita a Amazônia têm a oportunidade de aprender sobre os ecossistemas locais, os modos de vida das comunidades indígenas e as práticas de preservação ambiental.
Para aqueles interessados na ideia de explorar a floresta amazônica em busca de experiências que permitam uma conexão com a natureza, vamos listar abaixo uma série de atividades que fazem parte do que hoje conhecemos como Ecoturismo, oferecidas por diversas operadoras locais.

Meio Ambiente Inteiro

Passeios e atividades sustentáveis na floresta amazônica

Trilhas guiadas

As trilhas guiadas pela floresta amazônica levam os visitantes a explorar os mistérios desse ecossistema único.
Durante a aventura, os guias compartilham técnicas de sobrevivência na selva e revelam os segredos da vida selvagem amazônica, identificando aves exóticas, árvores, frutas e plantas medicinais, comestíveis e úteis para uma infinidade de propósitos.
Durante a estação seca (de maio a setembro), as trilhas podem ser percorridas inteiramente a pé, enquanto na época enchente, é necessário navegar em barcos ou canoas para chegar a terra firme. O tempo de duração varia de acordo com cada grupo e nível de dificuldade, sendo entre 2 a 4 horas.
O passeio geralmente finaliza com um almoço tradicional amazônico às margens do rio ou dentro de uma casa flutuante, dependendo do clima.

Canoagem

Os passeios em canoa (pequena embarcação de madeira) oferecem uma forma única de se reconectar com a natureza, explorando os rios sinuosos e afluentes da região cercado pela vida selvagem exuberante da floresta amazônica.
Durante os passeios, os guias compartilham conhecimentos sobre a ecologia da região, apontando plantas e aves interessantes ao longo do percurso.
Essa experiência oferece uma conexão íntima com o ambiente amazônico, permitindo aos participantes apreciarem a paisagem com relaxamento e bem-estar.

Observação de aves

Harpias estão passando fome
Gavião-real (Harpia harpyja)

A floresta amazônica é um dos destinos mais procurados para a observação de fauna, devido a sua incrível variedade, tendo espécies de animais que ainda nem foram classificadas pela ciência.
As aves são as que mais impressionam pela diversidade, são cerca de 2 mil espécies de pássaros que vivem na Amazônia, dentre os quais se destacam galo-da-serra, flamengo, gavião real, uirapuru, águia, falcão, arara, colibri, sabiá, sanhuçu, papagaio e periquito. A maioria dessas aves, de origem brasileira, vive ameaçada de extinção, devido à riqueza de suas plumagens.
Para observação de aves, ou birdwatching, os destinos dentro da Amazônia são variados e incluem visitas a áreas remotas, como as ilhas ao longo do Rio Negro e do Rio Solimões. Os passeios giram em torno de 2 horas de barco, com retorno para almoço.

Pesca sustentável

Turismo ecológico na Amazônia

A pesca esportiva ou sustentável é realizada durante a estação de vazante dos rios da Amazônia que é do período de setembro a janeiro, dependendo da área.
Os passeios são realizados com barcos apropriados com pilotos nativos e guias conhecedores da região e da pesca. Os guias especializados fornecem orientações sobre as técnicas de pesca adequadas e ajudam a garantir que as práticas de pesca sejam realizadas cumprindo as normas estabelecidas por lei, respeitando os ciclos naturais e as populações de peixes.
Durante os passeios, os pescadores têm a oportunidade de explorar os rios e afluentes da Amazônia para realizar vídeos e tirar fotos das espécies de peixes nativos, como o majestoso tucunaré.

Visitas a aldeias indígenas

A Amazônia é muito mais do que apenas uma floresta – é um tesouro natural e cultural que merece ser protegido e preservado para as gerações futuras.
É uma região rica em ancestralidade, crenças e tradições dos povos originários, que abriga uma diversidade de comunidades (como Cipiá, Tatuyo, Diakuru e Tuyuka) prontas para receber turistas interessados em interagir com os habitantes e conhecer sua história e costumes ancestrais.
Além do contato com os habitantes das aldeias, os turistas ainda têm a oportunidade de explorar a biodiversidade da região para contemplar a diversidade da fauna e flora amazônicas. Como se não bastasse, podem ainda se deliciar com a gastronomia local, experimentando ingredientes exóticos, frutas frescas e até mesmo formigas, muito utilizadas na culinária indígena. 

O futuro da Amazônia
Ecoturismo na Amazônia brasileira: onde se hospedar?

Para aqueles prontos para embarcar em uma aventura de Ecoturismo na Amazônia, vamos listar abaixo duas opções de hospedagem que oferecem experiências inesquecíveis em meio a essa rica biodiversidade.
Pousada Uakari Ecolodge
O objetivo da Pousada Uakari é ajudar a proteger a biodiversidade local. O projeto de turismo ecológico sem fins lucrativos está localizado no estado brasileiro do Amazonas, próximo à cidade de Tefé, e fica dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, entre os rios Solimões, Japurá e Auati-Paraná.
A ideia de inaugurar a pousada começou na década de 1990, com um movimento que procurava proteger o uacari-branco, espécie de macaco da região (daí o nome). Na época, a região era super explorada em seus recursos naturais, com a extração de madeira, a pesca e a captura de animais silvestres em geral.
Mais de 20 anos após sua inauguração, o Uakari Ecolodge tem capacidade para até 24 turistas, com uma média de 850 visitantes por ano, e é uma fonte de renda para 11 comunidades que vivem na Reserva conhecida como “Mamirauá”, já que aproximadamente 80% dos funcionários da pousada são da região.
É importante destacar que o Uakari Lodge não é uma acomodação de luxo. Os quartos são super confortáveis, mas não possuem ar-condicionado, somente ventilador de teto.
Juma Amazon Lodge
Localizado em uma área conservada da floresta amazônica, o Juma Amazon Lodge é um hotel relativamente pequeno, totalmente integrado à floresta. Toda sua estrutura e operação respeita os limites ambientais, afinal, a floresta é a razão de sua existência.
Todos os bangalôs são feitos de madeira, construídos sobre palafitas enormes. A decoração interior com artesanatos regionais gera um clima aconchegante que permite os visitantes se sentirem realmente em uma casa de árvore na floresta.
Vale destacar que no Juma Amazon Lodge não existe conexão e nem sinal de celular. A proposta é se desconectar do mundo além da floresta.

Descobrindo o Ecoturismo na Amazônia
Descobrindo o Ecoturismo na Amazônia
No Brasil, o Ecoturismo é um setor promissor, mas ainda pequeno

O turismo sustentável ou Ecoturismo é uma fonte de renda, promove o relaxamento e preserva os povos indígenas e o meio ambiente da região.
Sem dúvida, a Amazônia tem capacidade para ser uma das maiores atrações turísticas do planeta, comparável às florestas de sequóias gigantes da Califórnia, mas esse potencial enfrenta muitos desafios devido à falta de investimento e infraestrutura adequada.
Muitas áreas da floresta permanecem inexploradas e subdesenvolvidas, tornando difícil o acesso para os turistas e limitando as oportunidades de desenvolvimento sustentável.
Com o investimento adequado, a Amazônia pode certamente se tornar uma das principais atrações de ecoturismo do mundo, oferecendo benefícios econômicos e sociais para as comunidades locais e contribuindo para a conservação desse incrível patrimônio natural para as gerações futuras.

Apoie o Biólogo

Apoie o Biólogo

Comentários do Facebook