BotânicaConservaçãoTaxonomia

Uma ‘azeitona’ muito rara

Uma ‘azeitona’ muito rara:  a recém-descrita “Chionanthus monteazulensis” é endêmica do município de Monte Azul, em Minas Gerais. A espécie apresenta um fruto com características semelhantes às da azeitona tradicional.

artigo original www.biologo.com.br © todos os direitos reservados

Uma ‘azeitona’ muito rara

20/9/2023 ::  por Marco Pozzana

Uma notícia emocionou os botânicos e amantes das plantas do Brasil, país com a maior diversidade de vegetais nativos do mundo mas que ainda revela sua riqueza: cientistas descobriram uma nova, e provavelmente rara, espécie de planta em Minas Gerais, da família Oleaceae (mesma das oliveiras). O estudo intitulado Chionanthus monteazulensis (Oleaceae), a new species from the campo rupestre of Espinhaço Range, Brazil foi publicado na revista Phytotaxa em 20 de julho desse ano,

Na verdade, o contato da equipe de botânicos do Instituto Estadual de Florestas com a planta aconteceu em setembro de 2022, durante uma expedição científica cujo objetivo era estudar a rica biodiversidade dos campos rupestres da Serra do Espinhaço, região montanhosa com muitas espécies endêmicas ameaçadas de extinção.

O universo das plantas
universo das plantas

Chionanthus

O gênero Chionanthus inclui cerca de 150 espécies de plantas com flores da família Oleaceae, de ampla distribuição principalmente nos trópicos e subtrópicos, mas com três espécies de regiões temperadas. A maioria das espécies tropicais são perenes, enquanto as três espécies temperadas são caducifólias.

Uma 'azeitona' muito rara
Chionanthus monteazulensis. foto: Danilo Zavatin

Conhecida como Serra do Espinhaço, a Cadeia do Espinhaço é a única cordilheira do Brasil. Com mais de 1.000 quilômetros de extensão, ela atravessa os Estados de Minas Gerais e Bahia, com picos que chegam a 2 mil metros de altitude. A Chapada Diamantina, Serra dos Cristais, Serra de Ouro Branco, Serra Geral são alguns de seus trechos mais conhecidos e visitados pelos turistas.

Chionanthus monteazulensis - Uma 'azeitona' muito rara
Chionanthus monteazulensis Zavatin & Lombardi

Com a descoberta da Chionanthus monteazulensis a região ganha importância e atenção para atividades de pesquisa e conservação da biodiversidade. Novos investimentos em pesquisa são necessários para se entender o papel da planta na ecologia e sua interação com a fauna.

Em suma, a situação para a conservação pode ser muito delicada, uma vez que são conhecidos apenas três exemplares da nova planta, o que reforça a necessidade de preservação da Serra do Espinhaço. Os pesquisadores também esperam que a descoberta impulsione a criação de novas Unidades de Conservação (UCs).

Fontes e referências:

Danilo Alvarenga Zavatin, Roberto Baptista Pereira Almeida, Renato Ramos, Julio Antonio Lombardi. 2023. Chionanthus monteazulensis (Oleaceae), A New Species from the campo rupestre of Espinhaço Range, Brazil.  Phytotaxa. 603(3)

Apoie o Biólogo

Apoie o Biólogo

Comentários do Facebook