OrnitologiaZoologia

Corrupião

Corrupião: pássaro nativo do Brasil, o corrupião é cultuado por sua beleza e por seu canto melódico, características que o fazem um animal cobiçado pelos criadores. As populações estão estáveis e a espécie não se encontra ameaçada.

Corrupião: o sofisticado canto de um pássaro endêmico do Brasil

22/5/2023 ::  Marco Pozzana, biólogo

Linda ave conhecida por seu canto alto e virtuoso, muitas vezes descrito como uma mistura de trinados e assobios. Ocorre exclusivamente nas regiões Nordeste, parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. De porte médio, mede cerca de 25 centímetros de comprimento, exibe um plumagem vibrante e colorida, predominando os tons amarelos e laranjas, combinados com preto nas asas e cauda. Machos e fêmeas possuem uma aparência semelhante, mas, como tantas outras aves, o macho tende a ser um pouco maior e vistoso.

Corrupião: o sofisticado canto de um pássaro endêmico do Brasil
©Wagner Gomes

Também conhecido como concrizsofrêsofreu ou xofreu, o corrupião (Icterus jamacaii) é uma espécie que normalmente forma casais, mas que pode ser encontrada formando pequenos grupos, principalmente em áreas da caatinga e zonas secas abertas. A dieta é variada e inclui principalmente frutas, néctar, insetos e pequenos vertebrados. É considerado um importante dispersor de sementes, contribuindo para a regeneração de áreas florestais. Não são reconhecidas subespécies.

São vocalizadores ativos durante todo o dia, especialmente no período de reprodução, quando os machos cantam para atrair as fêmeas e demarcar território. Fazem os ninhos com fibras vegetais e galhos em forma de tigela suspensa. A fêmea coloca de dois a quatro ovos por ninhada. O macho, por sua vez, alimenta a fêmea durante o período de incubação, que dura cerca de 12 a 14 dias.

Icterus jamacaii (Gmelin, 1788)

Uma característica marcante é sua habilidade em imitar sons, incluindo chamados de outras aves e até mesmo sons humanos e melodias de músicas. Essa habilidade de imitação pode ser especialmente pronunciada em indivíduos criados em cativeiro. Aperte o play e ouça seu amplo espectro vocal.

Corrupião, concriz, sofrê, sofreu ou xofreu, o corrupião (Icterus jamacaii)
Corrupião (Icterus jamacaii), no Parque Dunas de Natal, RN, Brasil. © Jorge Dantas

Embora a espécie não esteja ameaçada e com as populações de forma geral estáveis (segundo a IUCN), o corrupião está sumindo de algumas regiões devido à perda de habitat causada principalmente pela destruição de florestas e o avanço da urbanização. A captura ilegal para o comércio e criação também representa uma ameaça significativa.

É importante preservar o habitat de origem desse pássaro para que o mesmo não seja forçado a buscar novos territórios onde irá competir com outras aves nativas — o corrupião invade ninhos de outras espécies, jogando para fora seus ovos ou suas crias. Medidas importantes para a conservação do corrupião incluem a criação de áreas protegidas, a conscientização sobre a importância da preservação de habitats naturais e a implementação de leis e regulamentações para combater o tráfico ilegal de aves.

Icterus jamacaii
O corrupião maduro mede entre 23 e 26 cm de comprimento. O macho tem peso médio de 67,3 gramas e a fêmea de 58,5 gramas. © Allan Hopkins

Por fim, a presença colorida e seu belo canto o tornaram uma espécie valorizada e apreciada pelos observadores de aves e amantes da natureza. O corrupião desempenha um papel indispensável nos ecossistemas onde está presente, protegendo a biodiversidade de plantas ao atuar como polinizador e contribuindo no equilíbrio populacional de diversos insetos.

Fontes e referências:

BirdLife International. 2018. Icterus jamacaiiThe IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22724120A132026482. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22724120A132026482.en. Accessed on 22 May 2023.

Fraga, R (2017). “Campo Troupial (Icterus jamacaii)”Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.

Apoie o Biólogo

apoie o Biólogo

Comentários do Facebook