ConservaçãoOrnitologiaZoologia

Soldadinho-do-araripe

Soldadinho-do-araripe: ave criticamente ameaçada de extinção segundo a IUCN, a Antilophia bokermanni sofre com a degradação de seu habitat. Até o famoso biólogo inglês David Attenborough se engajou para arrecadar fundos para a proteção da espécie.artigo original www.biologo.com.br

Soldadinho-do-araripe, ave brasileira entre as mais belas e ameaçadas do mundo

22/9/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

Encontrado por cientistas em dezembro de 1996 nas encostas da Chapada do Araripe, a ave soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), que habita exclusivamente o Interior Sul do Ceará, até hoje achado apenas em uma estreita faixa do Ceará que inclui os municípios de municípios de Barbalha, Araripe, Crato e Missão Velha.

Antilophia bokermanni)
© Nick Athanas

Todavia, no ano 2000 os biólogos do Brasil e do mundo ficaram alarmados. Uma estimativa indicava que a população do pássaro não chegava a 50 indivíduos.

Desde então, houve mobilização para proteger a espécie, esforço que culminou com a criação da Unidade de Conservação (UC) Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Soldadinho-do-Araripe. Mesmo assim, o Ceará permanece com uma cobertura de Unidades de Conservação ainda muito aquém do necessário para proteger tantas espécies ameaçadas no estado.

Somente no Cariri, cerca de uma dezena de espécies da fauna ali presentes estão reconhecidamente ameaçadas de extinção: além do soldadinho-do-araripe, o gato-do-mato, a jaguatirica, o gato-mourisco, o veado-catingueiro, a onça-parda, são alguns exemplos.

Araripe Manakin - Soldadinho-do-araripe - Antilophia Bokermanni GIF | Gfycat

O último levantamento, feito em agosto de 2018,  foi menos pessimista do que a previsão feita na virada do milênio. De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (IUCN) de 150 a 700 indivíduos maduros de A. bokermanni vivem no Brasil. Um número que mantém a espécie entre os pássaros com maior risco de extinção em todo planeta.

Antilophia bokermanni (Coelho & Silva, 1998)

Símbolo da fauna no Cariri cearense, a espécie foi descoberta em 1996 e descrita em 1998. O epíteto específico ‘bokermanni‘  foi uma escolha dos autores para homenagear o ornitólogo e herpetólogo brasileiro de origem alemã Werner Bokermann, diretor do setor de aves do Zoológico de São Paulo e um dos maiores especialistas em anuros do país, falecido em 1995.

Araripe Manakin - Soldadinho-do-araripe - Antilophia Bokermanni GIF | Gfycat

Soldadinho-do-araripe fêmea
Fêmea no ninho

Este bonito pássaro com cerca de 15 centímetros de comprimento, consome sobretudo partes vegetais, mas também animais em sua dieta. Aproximadamente 80% de sua dieta provém da planta Clidemia biserrata. Basicamente se alimenta de frutas e artrópodes, sendo as frutas a principal fonte.

O efeito ornamental se deve principalmente à sua coroa vermelha em forma de elmo, que também lhe rendeu o nome popular de soldadinho-do-araripe. Com evidente dimorfismo sexual, principalmente em suas cores, as fêmeas (ver foto) exibem uma plumagem verde-oliva, que também proporciona melhor camuflagem na mata, evitando predação. Fêmeas também têm o bico mais longo.

Outros nomes: galo-da-mata, língua-de-tamanduá, lavadeira-da-mata, uirapuru-matreiro e cabeça-vermelha-da-mata

Se ainda será possível observar esta bela ave na natureza no futuro próximo, isto dependerá de como o governo brasileiro e a sociedade vão lidar com o desafio de proteger as matas e cursos d’água do Ceará. A conferir.

Fontes e referências:
  • Coelho, G. & Silva, W. 1998. A new species of Antilophia (Passeriformes: Pipridae) from Chapada do Araripe, Ceará, Brazil. Ararajuba. (em inglês).
  • Araripe manakin – wikipedia.org (em inglês).
  • Azevedo Jr., S. M.; Nascimento, J. L. X. & Nascimento, I. L. S. 2000. Novos registros de ocorrência de Antilophia bokermanni Coelho e Silva, 1990 na Chapada do Araripe, Ceará, Brasil. Ararajuba [PDF].
  • BirdLife International. 2018. Antilophia bokermanni 2018: e.T22728410A130774493. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22728410A130774493.en. Accessed on 22 September 2022 (em inglês).

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook