MamíferosMastozoologiaVídeosZoologia

Uma jaguatirica e seu filhote

Uma jaguatirica e seu filhote: embora a IUCN liste a jaguatirica (Leopardus pardalis) em estado de conservação “pouco preocupante”, é bom ver que um formidável felino brasileiro encontra abrigo — o desmatamento e fragmentação das florestas são ameaças crescentes.artigo original www.biologo.com.br

Uma jaguatirica e seu filhote no Parque das Neblinas

29/9/2021 :: Marco Pozzana, biólogo

Armadílhas fotográficas instaladas no Parque das Neblinas fizeram um registro inédito na área: uma jaguatirica (Leopardus pardalis) e seu filhote.

jaguatirica e seu filhote
Jaguatirica e filhote. Youtube

O Parque das Neblinas está situado em São Paulo, no alto da Serra do Maré, reserva ambiental onde são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, pesquisa, manejo e restauração florestal, e participação comunitária.

Estado de conservação

Embora a jaguatirica seja o mais abundante entre os felinos sul-americanos, as populações estão decaindo devido à perda e à fragmentação dos habitats naturais. 

Uma jaguatirica e seu filhote no Parque das Neblinas
Jaguatirica (Leopardus pardalis) © Alex Satsukawa

A caça era uma grave ameaça quando o comércio ilegal de peles ocorria sem controle e a jaguatirica também era vendida como animal de estimação. Todavia, hoje o maior problema é, sem dúvida, a degradação do seu habitat.

A jaguatirica é o terceiro maior felino brasileiro, menor somente que a onça-parda e onça-pintada. É um animal de hábito solitário, territorial e noturno.

Apesar de ser o primeiro registro da espécie com sua cria, as armadilhas fotográficas da reserva já filmaram o animal anteriormente. 

“Registros como estes são um importante resultado e confirmam que estamos trilhando o caminho certo nos trabalhos de restauração e conservação da área” – Paulo Groke, diretor superintendente do Ecofuturo.

Além do Leopardus pardalis, outros animais foram registradas com seus filhotes, entre eles a anta (Tapirus terrestris), um grupo de catetos (Pecari tajacu), o veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), o gavião-carrapateiro (Milvago chimachima) e o macuco (Tinamus solitarius). Anteriormente, uma onça-prenhe também foi filmada na área.

Referências: 

Fonte:Instituto Ecofuturo
Comentários do Facebook