MamíferosMastozoologiaZoologia

A volta da onça-parda

A volta da onça-parda: um animal que não era observado no Rio de Janeiro há quase um século. A recente aparição mostra a resiliência do felino, notável pela capacidade de sobrevivência em ambientes muito alterados pelo homem.artigo original www.biologo.com.br

A volta da onça-parda, um felino resiliente

28/9/2021 :: Marco Pozzana – biólogo

Como muitos mamíferos de grande porte, a onça-parda – Puma concolor (Lineu, 1771), está desaparecendo de seus habitats originais, devido à perda de áreas naturais e à caça, principalmente nas regiões metropolitanas.

Puma concolor
Puma concolor

Apesar da ampla distribuição nos biomas brasileiros, as populações das subespécies de P. concolor estão em declínio em várias regiões. No entanto, ainda não é considerada uma espécie ameaçada. Todavia, é classificada como Vulnerável no Brasil e no estado do Rio de Janeiro (Bergallo et al. 2000).

A espécie é conhecida por persistir em ambientes degradados. E eis que diversos registros comprovados da onça-parda foram feitos na cidade do Rio de Janeiro, onde era considerada extinta há quase um século — não há registros que comprovem a ocorrência do animal há mais de 80 anos no Rio de Janeiro (Côrrea 2017).

Outros nomes: suçuarana, leão-baio ou PumaA volta da onça-parda, um felino resiliente

A onça-parda é um felino nativo das Américas e o maior membro da subfamília Felinae.

Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita (Acinonyx jubatus) e ao gato-mourisco (Puma yagouaroundi). 

É um animal de hábito solitário, mais ativo à noite. Porcos selvagens são presas típicas.

suçuaranaA suçuarana foi oficialmente declarada extinta na Lista Municipal de Espécies da Flora e Fauna Ameaçadas (Vera Y Conde et al. 2000).

Os novos dados confirmam que a onça-parda não está extinta no litoral fluminense e que está recolonizando a cidade do Rio de Janeiro. Está presente em locais como as serras Gericinó-Mendanha e Pedra Branca. É formidável ver a suçuarana reconquistar as matas cariocas, apesar das mesmas serem tão fragmentadas. 

Fontes e referências: 
Comentários do Facebook