BiodiversidadeComportamentoConservaçãoVídeosZoologia

Os Grandes Felinos

Os Grandes Felinos: Os grandes felinos nos fascinam desde a antiguidade por diversos motivos. 

Veja no documentário Os Grandes Felinos um pouco da beleza, força, velocidade e inteligência, características dessa família de mamíferos que tanto nos encanta. 

Os Grandes Felinos

Documentário Fauna e flora da Tailândia
Tigre tailandês – Documentário Fauna e flora da Tailândia

Existem atualmente cerca de 41 espécies de felínos. Todos, sem exceção, são carnívoros obrigatórios. As espécies selvagens são naturalmente solitárias, mas gatos domésticos que vivem em condições selvagens também podem formar colônias como os leões.

Todos são dotados de um ótimo olfato, audição aguda e a capacidade de enxergar muito bem durante a noite. 

De acordo com cientistas, os felídeos evoluíram no Eocénico a partir do grupo Viverravidae, que também deu origem às civetas, hienas e aos extintos nimravídeos.

Os Grandes Felinos: Evolução

O primeiro verdadeiro felídeo foi o Proailurus que viveu na Europa há cerca de 30 milhões de anos, segundo teorias.

Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um dente molar adicional em cada mandíbula, por comparação aos felídeos modernos. Já no Miocênico, o Proailurus deu origem ao gênero Pseudaelurus que se diversificou em dois grupos: a sub-família Machairodontinae, que inclui os tigres-dente-de-sabre e o Schizailurus, o ancestral da família Felidae, que surgiu há mais de 18 milhões de anos.

Os são normalmente discretos, comumente apresentam hábitos noturnos e gostam de viver em habitats relativamente inacessíveis. No entanto, eles podem ser encontrados em qualquer ambiente e existem espécies conhecidas em todos os continentes do planeta, com exceção da região da Australásia e da Antártida.

 

Comentários do Facebook