OrnitologiaVídeosZoologia

Turaco-de-crista-vermelha

Turaco-de-crista-vermelha: pouco sabemos acerca do comportamento dessa bela e fascinante ave endêmica das montanhas de Angola, que passa a maior parte de seu tempo de vida na copa das árvores.artigo original www.biologo.com.br

Turaco-de-crista-vermelha: uma das mais belas aves

11/2/2022 ::  Por Marco Pozzana, biólogo

Uma ave frugívora da família dos Musofagídeos encontrada somente nas áreas montanhosas do leste de Angola, mas que também está na posse de criadores que a procuram por seu aspecto ornamental.

Tauraco erythrolophus
Tauraco erythrolophus no Brevard Zoo. TheAwkwardKid, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Esta ave de tamanho médio têm um corpo verde com uma cauda longa e uma crista vermelha e alta. Os olhos também tem contorno vermelho e o bico é verde-amarelado.

Atinge a maturidade sexual com cerca de um ou dois anos de idade e podem viver até nove anos. Alimenta-se principalmente de frutos e sementes, além de pequenos animais como insetos e gastrópodes.

Conservação

Turaco-de-crista-vermelha - Tauraco erythrolophus
Turaco-de-crista-vermelha. DickDaniels, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Assim é o Turaco-de-crista-vermelha (Tauraco erythrolophus), que segundo a IUCN segue listado como ‘pouco preocupante’ quanto ao risco de extinção. No entanto é possível que a situação real seja outra, uma vez que é difícil monitorar as populações da espécie.

Já no The CITES Appendices (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagem), está classificada no Apêndice II, onde estão as espécies que não estão necessariamente em perigo, mas que podem se tornar ameaçadas de extinção, a menos que o comércio seja controlado.

Mesmo com a carência de informações sobre a população do Turaco-da-crista-vermelha, biólogos acreditam que a espécie esteja em declínio devido à destruição contínua do habitat.

Fontes e referências:
Comentários do Facebook