HerpetologiaTaxonomiaZoologia

Nova espécie de salamandra

Nova espécie de salamandra: Siren sphagnicola é uma recém descrita espécie de salamandra aquática que habita áreas de infiltração na planície costeira do golfo oriental dos Estados Unidos.

artigo original www.biologo.com.br © todos os direitos reservados

Nova espécie de salamandra

14/4/2023 ::  por Marco Pozzana, biólogo

“Por aproximadamente quatro décadas, os cientistas souberam da existência de várias espécies não descritas de Siren na planície costeira do sudeste dos Estados Unidos”, disse o Dr. Matthew Fedler e seus colegas do Fish and Wildlife Research Institute da Florida Fish and Wildlife Conservation Commission, um dos responsáveis pelo estudo científico que revelou uma nova espécie de salamandra no território norte-americano: Siren sphagnicola.

A família Sirenidae pertence à ordem Caudata (salamandras) e atualmente compreende dois gêneros, Siren e Pseudobranchus. Os animais do gênero Siren “sereias” compreendem salamandras aquáticas alongadas, semelhantes a enguias, pertencentes à família Sirenidae. O que torna as “sereias” únicas entra as salamandras é a falta de cinturas pélvicas e membros posteriores associados.

Siren sphagnicola

O conhecimento sobre a diversidade do gênero Siren vem crescendo. Uma espécie, por exemplo, Siren reticulata, foi descrita recentemente, mas uma pequena espécie que vive em infiltrações permaneceu não descrita. Em novo artigo, publicado na revista Zootaxa em 30 de março revelou uma nova espécie de salamandra, ajudando a elucidar questões sobre a filogenia do gênero.

A nova espécie é a menor conhecida no gênero, com cerca de 20 cm de comprimento total. Possui as características típicas de Siren, tais como brânquias externas com três hastes branquiais fimbriadas, três fendas branquiais associadas e quatro dedos nos membros anteriores. No entanto, certas características são únicas, como os 30 a 33 sulcos costais e uma cor de base cinza com brilho ocasional marrom claro e acinzentado no dorso.

Todas as Siren vivas possuem brânquias externas com filamentos semelhantes a pentes, olhos sem pálpebras e caudas lateralmente comprimidas com lâminas de barbatanas.

Nova espécie de salamandra
Siren sphagnicola Fedler, Enge & Moler, 2023 Seepage Siren || DOI: 10.11646/zootaxa.5258.4.1

Para realizar o estudo os biólogos coletaram dados sequenciais e morfométricos de espécimes que foram encontrados nas drenagens dos rios Blackwater, Yellow e Escambia/Conecuh da Flórida e do Alabama.

Apesar da abundância de Siren em alguns habitats aquáticos, pode-se dizer que relativamente pouca pesquisa foi feita sobre diferenças interespecíficas na história natural e filogeografia do gênero. Segundo os cientistas a distribuição geográfica da S. sphagnicola é menor do que outras espécies de sirenes.

Fontes e referências:

Matthew T. Fedler, Kevin M. Enge and Paul E. Moler. 2023. Unraveling Siren (Caudata: Sirenidae) Systematics and Description of A Small, Seepage Specialist Zootaxa. 5258(4); 351-378. DOI: 10.11646/zootaxa.5258.4.1

Apoie o Biólogo

apoie o Biólogo

Comentários do Facebook