MamíferosMastozoologiaPrimatologiaZoologia

Importância dos primatas

artigo original www.biologo.com.br

Importância dos primatas: cerca de 60% das espécies de primatas estão ameaçadas de extinção em todo o planeta. Entenda aqui o relevante valor desses animais para o meio ambiente e sociedade e a importância de sua diversidade.

Importância dos primatas

3/4/2023 ::  por Marco Pozzana, biólogo

A ordem dos primatas é o grupo de mamíferos que inclui os macacos, símios, lêmures e nós, os humanos. Fora os homens, presentes em todos os continentes, a maior parte desses animais vivem em florestas tropicais e subtropicais das Américas, África e Ásia.

Importância dos primatas

As florestas — que abrigam mais de 75% da biodiversidade terrestre mundial, conforme o relatório SOFO (The State of the World’s Forests – 2018) — estão sendo derrubadas em grande escala, prejudicando também as muitas populações de macacos que delas dependem. Mas infelizmente essa não é a única ameaça.

A maior parte das espécies de primatas está declinando, muitas sob ameaça de extinção por várias razões, incluindo caça, doenças, mudanças climáticas e a perda, degradação, e fragmentação de seus habitats (Cowlishaw e Dunbar 2000; Schwitzer et al. 2014).

Se esses dados alarmantes não bastam para que muitas pessoas entendam a importância de conservar os primatas, seguem algumas informações que destacam o papel deles na floresta e para nós.

Degradação ambiental e epidemias - Importância dos primatas
Chlorocebus pygerythrus. 

Valor da diversidade de primatas

Primatas são os animais mais geneticamente mais próximos dos humanos. Estudos apontam que os chimpanzés, por exemplo, compartilham com os 98-99% de DNA. Dotados de sofisticada inteligência, muitos de seus hábitos e comportamentos estão relacionados à presença de certas espécies vegetais.

Os macacos ajudam a dispersar sementes de muitas plantas, como certas espécies de arvores que dependem exclusivamente deles para tal, prestando assim relevante papel ecológico na recuperação de florestas e matas. Estudos mostram que muitos primatas foram identificados ainda como polinizadores, uma vez que algumas espécies se alimentam de flores e néctar. São ainda importantes indicadores da saúde do ecossistema onde vivem.

Assim, desempenham importante papel ecológico ao dispersar sementes de muitas espécies de árvores. Para se ter um panorama de como são importantes como dispersores de sementes, tenha em mente que mais de 380 espécies de primatas consomem frutos, espalhando sementes. Calcula-se que representam de 25% a 40% dos animais que comem frutas (em peso) nas florestas tropicais.

Também representam importante fonte de alimento para alguns de seus predadores, como muitos felinos selvagens, aves e serpentes, entre outros. São um componente essencial da biodiversidade tropical, contribuindo para a regeneração e riqueza biológica da floresta.

Importância dos primatas
Importância dos primatas
Outras considerações
macaco de Arunachal (Macaca munzala)
Macaco de Arunachal (Macaca munzala) Nandini Velho

Muitos macacos são usados ​​em todo o mundo em pesquisas de laboratório por sua semelhança psicológica e fisiológica com os humanos. Os cérebros e olhos desses mamíferos se assemelham mais à anatomia humana do que aos de qualquer outro animal. Por isso, oferecem insights essenciais sobre a evolução, biologia e comportamento humano e desempenhando papéis importantes nos meios de subsistência e culturas de muitas sociedades.

Por fim, podemos dizer que os primatas não-humanos são de importância central para a biodiversidade tropical e para muitas funções, processos e serviços ecossistêmicos.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lista mais de um terço dos primatas como criticamente ameaçados ou vulneráveis. Cerca de 60% das espécies de primatas estão ameaçadas de extinção.

Em suma, é necessária atenção global urgente para reverter o risco iminente de extinções de primatas e atender às necessidades humanas locais de maneira sustentável. É imperativo aumentar a conscientização científica e pública global sobre a situação dos primatas do mundo e os custos de sua perda para a saúde do ecossistema e a sociedade humana.

Fontes e referências:
Apoie o Biólogo

apoie o Biólogo

Comentários do Facebook