MamíferosMastozoologiaPrimatologiaZoologia

Novo nome de gênero de primatas

Um novo gênero de primatas: em estudo publicado na revista científica Zoosystematics and Evolution, cientistas propuseram um novo nome de gênero de primatas — ameaçados — da família Lorisidae. artigo original www.biologo.com.br

Xanthonycticebus, novo nome de gênero de primatas Loriformes

28/6/2022 ::  por Marco Pozzana, biólogo

Loriformes ou Lorisiformes é um grupo de primatas noturnos encontrados em toda a África e a Ásia. O grupo inclui quatro gêneros.

Lóris lento pigmeu (Nycticebus pygmaeus) - Xanthonycticebus, novo nome de gênero de primatas Loriformes
Xanthonycticebus pygmaeus © David Haring / Duke Lemur Center

Todavia, esses animais tem hábitos que os tornam enigmáticos, juntamente com a falta de estudos biológicos que resultaram em uma subavaliação da variação no nível de espécies e gêneros.

No estudo publicado na revista científica Zoosystematics and Evolution em 23 de março, os biólogos destacam que existem diferenças marcantes entre o Nycticebus pygmaeus e as outras espécies de Nycticebus.

Com o apoio combinado de dados morfológicos, comportamentais, cariotípicos e genéticos os cientistas destacaram que essas diferenças são significativamente grandes e consistentes para incluir um novo nome de gênero de primatas na família Lorisidae.

Xanthonycticebus pygmaeus: Uma espécie ameaçada

Originalmente classificada dentro do gênero Nycticebus, a N. pygmaeus foi transferida para o gênero Xanthonycticebus com o novo estudo, sendo agora a única no seu gênero.

https://www.youtube.com/watch?v=5ZF6InSGuxQ&ab_channel=Damien

A espécie noturna e arbórea vive a leste do rio Mekong no Vietnã, Laos, leste do Camboja e China. Ocorre em habitats florestais, incluindo florestas tropicais secas, florestas semi-perenes e sempre-verdes. 

Xanthonycticebus-pygmaeus - Xanthonycticebus, novo nome de gênero de primatas Loriformes
Xanthonycticebus pygmaeus. © David Haring / Duke Lemur Center

A espécie está ameaçada principalmente pela perda de habitat e comércio ilegal. Apesar da proteção legal estão classificados como ameaçados pela IUCN e o balanço das populações sugere que os números continuam diminuindo.

O declínio é resultado da extensa degradação do habitat em toda a sua extensão, incluindo o nordeste do Camboja, a província de Yunnan, na China, e o Vietnã. Na província de Yunnan quase todas as florestas perenes primárias desapareceram e as florestas secundárias foram fortemente degradadas.

Fontes e referências:

apoie o BiólogoApoie o Biólogo

Comentários do Facebook