EvoluçãoMastozoologiaPrimatologiaZoologia

Primata ancestral

Um primata ancestral das Américas: estudo revelou primata que habitava a Amazônia brasileira há mais de 35 milhões de anos. A espécie recém-identificada fornece informações valiosas sobre os primeiros macacos que colonizaram a América do Sul.

artigo original www.biologo.com.br © todos os direitos reservados

Um primata ancestral das Américas

10/8/2023 ::  por Marco Pozzana

É fascinante imaginar como se deu a chegada dos primeiros primatas nas Américas há milhões de anos. Embora este cenário permaneça muito nebuloso, os cientistas acabam de achar uma importante peça desse “quebra-cabeça”. Um pequeno primata que se alimentava de insetos e possivelmente frutas foi revelado graças à descoberta de um fóssil, um único dente, nas margens do alto Rio Juruái, interior do Acre. O artigo que revelou a nova espécie para a ciência foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences USA (Biological sciences – Evolution) .

Ilustração: J. Gonzales e D. Barletta

Batizado como Ashaninkacebus simpsoni, o animal despertou o interesse de primatologistas de todo o mundo pois representa um elo para o estudo da evolução dos macacos do Novo Mundo. O mérito veio graças ao esforço de uma equipe de paleontólogos e geólogos do Brasil, França e Argentina durante expedição no oeste da Amazônia brasileira. O estudo foi feito por pesquisadores e estudantes do Museu de Ciências Naturais da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria, da Universidade Federal do Acre (campus Floresta), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade de Brasília e da Universidade de São Paulo.

Ashaninkacebus simpsoni gen. et sp. nov.

A análise do fóssil também revelou que o Ashaninkacebus simpsoni tinha o porte muito pequeno, semelhante aos saguis modernos. O formato do dente também permitiu aos cientistas imaginarem que a dieta consistia principalmente de insetos e frutas. Características essas que teriam aumentado as chances de sobrevivência em uma jangada natural na longa viagem transatlântica da África à América do Sul.

Um primata ancestral das Américas
Ilustração de como seria o Ashaninkacebus simpsoni. Jorge Gonzales e Diego Barletta

Vale ressaltar que a Amazônia Ocidental revelou recentemente que dois clados distintos de primatas antropoides de origem africana colonizaram a América do Sul perto da transição Eoceno/Oligoceno (ca. 34 Ma). No entanto, o fóssil do Ashaninkacebus desafia essa concepção, sugerindo a presença de um terceiro grupo de primatas antropoides na colonização da América do Sul.

Já sabíamos que dois grupos de primatas de origem africana haviam chegado a América do sul há pelo menos 34 milhões de anos, e agora, Ashaninkacebus relevela que um terceiro grupo também chegou aqui”, disse o paleontólogo da Universidade Federal de Santa Maria Leonardo Kerber.

No futuro, novos achados podem revelar mais detalhes da anatomia dessa misteriosa espécie, que representa uma valioso registro sobre as origens dos macacos no continente americano.

Fontes e referências:

Laurent Marivaux, Francisco R. Negri, Pierre-Olivier Antoine, Narla S Stutz, Fabien L. Condamine, Leonardo Kerber, François Pujos, Roberto Ventura Santos, André M. V. Alvim, Annie S. Hsiou, Marcos C. Bissaro Jr., Karen Adami-Rodrigues and Ana Maria Ribeiro. 2023. An eosimiid Primate of South Asian Affinities in the Paleogene of Western Amazonia and the Origin of New World Monkeys. Proc Natl Acad Sci USA. 120 (28) e2301338120. DOI: 10.1073/pnas.2301338120

Fóssil de dente achado no AC revela nova espécie e desvenda chegada dos primeiros primatas às Américas – G1 – 07/07/2023 

Apoie o Biólogo

apoie o Biólogo

Comentários do Facebook